domingo, 20 de novembro de 2011

Reclamação contra o atraso dos Correios


          Saiba por que temos um dos piores Correios do mundo e o que isto implica nas suas compras com entrega pelos Correios. Saiba como evitar que suas encomendas não sejam entregues, como fazer o rastreamento nos Correios de suas encomendas e como fazer reclamação pelo atraso da entrega nos Correios. Atualizado em 09/05/2012.




RECEITA FEDERAL ESTÁ RETENDO PACOTES POR 90 DIAS


          Conforme publicado no Blog BCJ em 20/04/2012, um funcionário dos Correios afirmou que a Receita Federal está retendo para inspeção todos os pacotes com origem nos EUA e China. Se no prazo de 90 dias eles não tiverem pessoal para fazer a inspeção eles liberam automaticamente sem taxação. 

              Como na prática eles estão com falta de pessoal, conforme declarado pela própria Receita Federal na imprensa, quase todos os pacotes com origem nos EUA e China estão ficando retidos por 90 dias e sendo liberdados.

              Esta explicação é possível, mas não necessariamente verdadeira, pois o APAGÃO POSTAL está também acontecendo com pacotes com outras origens.

           O ruim é que pela experiência de outros episódios semelhantes, na confusão muitos pacotes "somem" ou melhor "são sumidos" (desculpe pela liberalidade no português, mas quis dizer que tem um sujeito por traz do sumiço).

OS CORREIOS BRASILEIROS ESTÃO ENTRE OS PIORES DO MUNDO

            Em 15 de janeiro de 2010 já tinha escrito um artigo sobre este problema (Encomendas pelos Correios atrasadas) e desde aquela época a situação piorou muito.

Naquela época a proporção de entregas furtadas ou sumidas estava na faixa de 10% de todas as entregas internacionais dos Correios, o que já é um número extremamente alto, mas raramente entre encomendas rastreadas.

Depois da Greve dos correios de 29 dias (encerrada em 12 de outubro de 2011) a situação ficou bem pior, com o número chegando a mais de 20% de das entregas internacionais dos Correios furtadas ou sumidas, inclusive aquelas rastreadas.

            Infelizmente creio que a insatisfação de dos funcionários dos Correios está levando eles a ficarem completamente relapsos e em alguns casos inclusive furtando encomendas dos clientes. Em outras palavras quem paga o pato é o cliente da total incompetência do governo.

O PROBLEMA DE CORRUPÇÃO NOS CORREIOS AINDA NÃO FOI RESOLVIDO

            Se alguém pensa que com a mudança de direção nos Correios algo mudou, pode tirar o cavalo da chuva. Os Correios continuam loteados entre os políticos do PMDB e alguns do PT, cada um com a sua mamata e sem interesse nenhum em melhorar os serviços.

            A única preocupação deles é se dar bem, e infelizmente esta filosofia está atingindo todos os níveis e por isto que as encomendas são furtadas ou somem e principalmente aquelas de maior valor de revenda.

RECLAMAÇÃO CONTRA OS CORREIOS NO RECLAME AQUI

            O total de reclamações no dia 08/05/2012 contra os Correios no site Reclame Aqui era de 13212, sendo que 1262 no ano de 2009, 3316 no ano de 2010, 5871 no ano de 2011 e 7017 nos últimos 12 meses (até 8/05/2012). Os Correios nunca responderam a nenhuma reclamação. Afinal o cliente para eles é a última prioridade. Interessante é que mesmo sem eles responderem os clientes cada vez reclamam mais.

            O único jeito de isto mudar é o dia que privatizarem os Correios e tirarem o monopólio do serviço postal, de forma a qualquer empresa poder se habilitar a prestar o serviço. Concorrência é o melhor remédio para incompetência e ineficiência.

            Mas enquanto esta mamata estiver alimentando os políticos podem ter certeza que é quase impossível os Correios serem privatizados. Afinal eles precisam distribuir os panetones deles de Natal... não pelos Correios.

A MAIORIA DOS VENDORES DO EBAY NÃO MAIS ENTREGAM PARA O BRASIL

            O governo brasileiro (e alguns brasileiros também) fica indignado quando chamam o Brasil de país de terceiro mundo, preferindo a denominação de país em desenvolvimento, ou até a denominação de BRICS (acrônimo para Brasil, Rússia, China, Índia e agora a África do Sul).
           
            Só que quando se trata dos Correios o Brasil é pior do que terceiro mundo, se igualando aos países mais pobres da África. No eBay a maioria dos vendedores já não entrega mais para o Brasil, o mesmo que eles fazem com os países africanos. Isto porque eles sabem que muitas encomendas são furtadas antes de chegar aos clientes.

            Daqui a pouco o DealExtreme e outros irão fazer o mesmo, já que ninguém aguenta ficar levando um prejuízo atrás do outro.

O QUE DEVO FAZER COM AS ENCOMENDAS INTERNACIONAIS PELOS CORREIOS

            Ai vai algumas dicas para minimizar os problemas com as encomendas internacionais pelos Correios:

1)      Compre somente com vendedores que mandam a encomenda rastreada;
2)      Jamais compre entre 15 de Novembro e 15 de Janeiro, pois nesta época os Correios ficam completamente atolados e a quantidade de encomendas que são furtadas ou somem aumenta muito. É o famoso apagão postal que acontece todo final de ano;
3)      Evite comprar produtos eletrônicos mais populares, pois eles são os mais furtados.

            Mesmo seguindo estas recomendações infelizmente ainda terá algumas encomendas que irão sumir, mas em muitos casos mesmo assim irá valer à pena comprar, já que o Brasil hoje é um dos países mais caros do mundo. Considere os produtos que somem como um imposto a mais que você paga pela incompetência no Brasil.

Em muitos casos você consegue recuperar o seu prejuízo. Veja como nas seguintes postagens:


COMO RASTEAR AS ENCOMENDAS PELOS CORREIOS

            Acompanhe as encomendas ou cartas pelo rastreamento dos Correios. Antigamente, no rastreamento dos Correios aparecia passo a passo onde estava a encomenda, mas hoje às vezes eles pulam algumas etapas. É a bagunça se estabelecendo.

COMO FAZER RECLAMAÇÃO NOS CORREIOS

            Se você é o destinatário, você só consegue fazer reclamação tendo também os dados completos do remetente. Para isto é necessário entrar em contato com o remetente para saber em que nome e endereço completo (com o CEP) ele te mandou a encomenda, além do telefone do remetente e peso da encomenda e preço da postagem.

            Você pode fazer a reclamação no próprio site (web)dos Correios (neste link - fale com os Correios). Não adianta fazer a reclamação pelo telefone dos Correios. É difícil eles atenderem e se atenderem sempre é de má vontade e sem registro no site nada é resolvido.

            Para entregas internacionais dos Correios o prazo máximo para reclamação é de 6 meses e só pode ser feita com encomendas rastreadas.

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.

Veja também: