quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Entrega atrasada do eBay (como proceder)



           Um leitor do Blog me mandou um e-mail com dúvidas e decidi compartilhar a resposta com todos usuários. Se sua entrega do eBay está atrasada existem alguns passos que você pode dar para evitar aborrecimentos e prejuízos. Isto está se tornando rotina com o nosso péssimo serviço dos Correios. Saiba em detalhes todos os procedimentos necessários.


PORQUE AS ENTREGAS DEMORAM TANTO

            Porque os nossos Correios + Alfândega são considerados um dos piores do mundo e encomendas que chegam aqui, ficam paradas durante semanas antes de serem verificadas e separadas. Veja em detalhes no artigo Encomendas pelos Correios atrasadas.

MANDE MENSAGEM PARA O VENDEDOR PELO EBAY

            Depois que se passaram 30 dias da sua compra mande uma mensagem para o vendedor através do eBay. Nunca mande pelo sistema de e-mail tradicional, pois não ficaria registrada sua comunicação dentro do ambiente do eBay.

            Vá para a sua página pessoal no eBay (My eBay), e entre na opção “Won” para ver todas suas compras. No lado direito de cada compra existe uma “combo box” com o texto “More actions” (mais ações) onde você pode escolher a ação que deseja fazer com aquela compra. Normalmente o default desta “combo box” é “Leave feedback” (Qualifique) e em baixo , mas você escolherá a opção “Contact Seller” (entre em contato com o vendedor):

eBay Won - Contact seller

            Na próxima tela clique no botão mais em baixo da tela com o texto “Contact seller”:
eBay - Contact seller

            Entre com sua mensagem no quadro indicado na figura e clique no final da tela o botão “Send” (envie):
eBay - Contact seller - Mensagem

TEXTO DA MENSAGEM PARA O VENDEDOR NO EBAY

            Sugiro a seguinte mensagem: “I did not receive the product. I think that must have been a delay at the Post Office. I will wait more 13 days before enter a claim at PayPal.” (Eu não recebi o produto. Eu acho que deve ter havido um atraso nos Correios. Eu vou esperar mais 13 dias antes de entrar com uma reclamação no PayPal).

            Com 40 dias mande a mesma mensagem novamente só substituindo o numero de dias de 13 para 3.

MUITOS VENDEDORES IRÃO REEMBOLSAR ESPONTANEAMENTE

            Com este procedimento muitos vendedores irão reembolsar (refund) espontaneamente, principalmente aqueles de compras abaixo de US$ 10,00. O motivo desta presteza é que eles vivem de credibilidade e um reembolso sem o comprador ter a necessidade de reclamar no PayPal gera muita credibilidade.

            Se você receber o reembolso, virá uma mensagem do PayPal indicando que o reembolso (refund) foi feito. Não esqueça de qualificar o vendedor de forma muito positiva.

RECLAMANDO NO PAYPAL

            Passados 43 dias da sua compra (para dar uma folga de 2 dias do prazo máximo para reclamar), faça uma reclamação no PayPal, como explicado no artigo Como reclamar no PayPal.

            Siga todos os passos recomendados neste artigo, que você conseguirá ou obter o reembolso espontaneamente pelo vendedor (neste caso o qualifique positivamente) ou o próprio PayPal pode te reembolsar (neste caso não qualifique o vendedor).

E SE DEPOIS DE TUDO O PRODUTO CHEGOU....

            Se você recebeu o produto depois de ter sido reembolsado, mostre que os brasileiros são honestos e envie o dinheiro através do PayPal para o vendedor.

            Para isto consiga o e-mail do vendedor dentro da sua conta do PayPal, na opção “Histórico – Pesquisa Básica” e na próxima tela escolha a data (ou intervalo de datas) que você quer pesquisar. Quando você encontrar a transação, pela data e valor, entre na opção “Detalhes” junto da transação. Na próxima tela entre novamente na opção “Detalhes” da “Transação original”. Na próxima tela você terá informações completas da compra, inclusive o e-mail do vendedor. Guarde esta tela.

            Escolha agora a opção “Enviar dinheiro” preenchendo o “Para (e-mail)” com o e-mail do vendedor, o valor da sua compra, escolha a moeda (normalmente US$ que já está na tela) e o tipo de transação que é “Mercadoria”:
PayPal - Envio de dinheiro

COLOQUE UMA MENSAGEM NO ENVIO DO DINHEIRO

            Na próxima tela no final da mesma, preencha o Assunto com: “In reference to the transaction xxxxxxx of PayPall” (Em referência a transação xxxxxxx do PayPal). Consiga o número da transação na tela que você guardou da transação. Preencha a Mensagem com: “I just have received the product that you have refunded me, in reference of the transaction xxxxxxxx of PayPal. I am sending the money back” (Eu acabei de receber o produto que vocês me reembolsaram em referência a transação xxxxxxxx do PayPal. Eu estou enviando o dinheiro de volta.):
PayPal - Envio de dinheiro - Mensagem


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