Porque nossas encomendas que vem pelos Correios atrasam tantos e muitas vezes são até perdidas. Porque os Correios brasileiro estão igualados aos piores do mundo. O que pode ser feito para mudar este quadro.
Artigo atualizado em 06/04/2010. Situação de caos nos Correios se agrava nas encomendas internacionais que podem demorar mais de 60 dias, mesmo vindas de avião.
MOTIVOS DOS ATRASOS NOS CORREIOS
Se você comprou alguma mercadoria para ser entregue pelos Correios, do Brasil ou do Exterior, tenha paciência, pois os nossos Correios, que já são um símbolo de ineficiência, atolam-se mais ainda no final de ano, e a baderna continua no ano seguinte por meses.
Se a entrega já é lenta em tempos normais, no final do ano, por causa do acúmulo de cartas e encomendas os Correios sofrem um completo apagão. Encomendas do Brasil e do Exterior podem demorar o dobro ou o triplo do tempo de entrega previsto em períodos normais. Portanto calma, pois mesmo se você ainda não recebeu sua encomenda ela ainda pode estar a caminho, mesmo se ela foi postada no primeiro trimestre de 2010.
Se a sua encomenda é registrada, vinda do Brasil ou do Exterior você poder fazer o rastreamento nos Correios, mas vai ter a surpresa que mesmo encomendas dos Estados Unidos, que normalmente demoram 10 dias para chegar à sua casa, passados 40 dias nem foram rastreadas, quanto mais entregues. Creio que nos Portos e Aeroportos devem ainda existir pilhas de encomendas, que nem foram triadas.
SITES DE VENDAS ENFRENTAM SÉRIOS PROBLEMAS
Alguns sites de intermediação de vendas internacionais, onde o cliente paga aqui no Brasil, mas recebe a mercadoria diretamente do exterior (normalmente da China) enfrentam sérios problemas, já que a maioria das entregas está demorando mais que do 60 dias, e cercas de 10% são perdidas, mesmo quando rastreadas.
Os sites que se encontram enrolados são o:
Compradachina.com.br - problema grave de entrega (site que imita o www.compredachina.com mas não é o mesmo);
CompreBaratodaChina.com.br – problema de entrega;
CompredaChina.com – problema grave de entrega e qualidade;
MPoferta.com – problema de entrega;
Mptudo.com - problema grave de entrega;
MPXShop.com – problema grave de entrega;
MPway.com.br – problema de entrega;
Vruxx.com – problema grave de entrega;
Infelizmente todos estes sites continuam anunciando pesadamente na Internet, mesmo com os problemas pipocando as centenas. Um site que frequentemente tem anúncios destes sites é o Orkut, pois é a porta de entrada de milhões de marinheiros de primeira viagem na Internet, portanto alvos fáceis deste tipo de publicidade.
Se o consumidor analisa-se mais profundamente, nem compraria nestes sites, pois são muito mais caros que o eBay ou até pelo Mercado Livre. Recomendo fortemente não comprar nestes sites e quem já comprou e não recebeu a mercadoria, que entre no Juizado de Pequenas Causas.
CORRUPÇÃO NOS CORREIOS
Um símbolo que demonstra claramente a causa deste estado de coisas é a imagem de 2002, do ex-funcionário dos Correios, Maurício Marinho, recebendo uma propina de três mil reais de um empresário, que acabou detonando a denúncia do “Mensalão”. Podem ter certeza que esta é apenas a ponta do iceberg, tem muito mais sujeira por debaixo da água.
Os Correios sempre foram objeto de barganha política, onde seus dirigentes são nomeados por interesses políticos sem ter nenhuma relação com eficiência. Anos de má gestão descambam num virtual apagão dos serviços.
SERVIÇOS FALHOS NOS CORREIOS
Basta comparar o site dos Correios com o da USPS (correios norte-americanos). Além da falta flagrante de serviços básicos, oferecidos no USPS, o próprio site é lento e mal construído.
Além da falta de serviços, os Correios têm um gravíssimo problema de desvios de encomendas sob sua responsabilidade, principalmente aquelas com maior valor comercial, mesmo aqueles que estejam registradas. Isto se deve pela falta completa de organização e controle que permite que desvios sejam feitos em todos os pontos da rota.
PERDA APROXIMADA DE 10% DAS ENCOMENDAS INTERNACIONAIS
Pelos meus cálculos, cerca de 10% das encomendas internacionais são perdidas, mesmo aqueles que tenham rastreamento. Claro que como a minha amostra é pequena posso estar errado por uma margem grande, podendo ser 5% ou até 20%. De qualquer forma é inadmissível qualquer número acima de 1%.
IMPACTO DOS CORREIOS NO EBAY
A situação hoje é tão feia, que no eBay quando um vendedor coloca uma exceção na lista de países que atende, o Brasil é extremamente frequente, e o único da America Latina nesta situação. Estamos igualados aos correios dos piores países africanos.
Entendo perfeitamente esta restrição, pois de cada 10 encomendas que faço no eBay, pelo menos uma é perdida. Felizmente não perco dinheiro, pois peço reembolso no PayPal, o que sempre foi concedido. Só que o vendedor é que fica com o prejuízo, e ninguém aguenta de levar um cano atrás do outro.
IMPACTO DOS CORREIOS NO MERCADO LIVRE
O grande problema dos conflitos existentes no Mercado Livre, obviamente além das fraudes de falsos vendedores, é da ineficiência e desvios dentro dos Correios, o que acaba desbancando para despachos caros, pois as encomendas maiores têm ser registradas e se colocar seguro.
PORQUE OS CORREIOS TEM UMA BOA IMAGEM NAS PESQUISAS
As pesquisas feitas no Brasil têm uma série de problemas:
· Quando se faz este tipo de pesquisa normalmente se compara os Correios, com outras instituições públicas que são extremamente impopulares, como o Legislativo (políticos), Polícia, Hospitais, Escolas Públicas, Vias Públicas, Transportes Públicos, etc. A comparação do ruim com o péssimo, dá uma impressão que o ruim na verdade é bom;
· A população não conhece outro serviço de Correios, pois existe o monopólio no Brasil que não permite a concorrência. Quem nunca viu o bom nem sabe que o serviço que usa é ruim, pois não tem algo para comparar;
· A maioria da população não usa serviços de encomenda dos Correios, que é onde os maiores problemas aparecem (pelos valores envolvidos) e com isto nem chegam a enfrentar os problemas de quem usa estes serviços.
PRIVATIZAÇÃO JÁ
Pessoalmente acho que os Correios deveriam ser privatizados e se limitar o monopólio postal, como já acontece em vários países do mundo. Com certeza uma administração privada e competição iriam melhorar em muito a qualidade e quantidade dos serviços oferecidos.
O discurso de que os Correios são nossos, como em relação a qualquer outra empresa estatal, é pura balela. Os Correios hoje são dos seus empregados e dos padrinhos políticos dos seus nomeados. Ele só seria nosso se desse lucro para a sociedade através de recolhimento de impostos, distribuição de dividendos e serviços bons e baratos, o que não é o caso.
A única tarifa barata dos correios é a de “carta social” (a R$ 0,01) de resto as suas tarifas são maiores que a de países do 1º mundo.
Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.
Veja também: