quarta-feira, 31 de março de 2010

MPXShop com graves problemas de entrega

Reclamando contra a MPXshop
          O site MPXshop.com está com milhares de reclamações, chegando a 5542 reclamações no site ReclameAqui em 31/03/2012 mas tendo diminuido depois pois o Reclame Aqui apagou do seu site milhares de reclamações,  sendo que somente nos últimos 30 dias, 79 reclamações, o que dá quase 2,5 reclamações por dia. O grosso das reclamações é de falta de entrega, produtos defeituosos e pagamentos de taxas de importação. Atualizado em 25/04/2013.

LOJA SIMILAR AO COMPREDACHINA

          Trata-se de uma empresa similar ao CompredaChina, portanto que é uma mera intermediária de importação, em que as mercadorias vêm diretamente da China, e como todas as outras do gênero esta informação está escondida nos regulamentos do site, que normalmente ninguém lê, gerando muita insatisfação do cliente quando ele é surpreendido com o pagamento de impostos (no mínimo 60% do valor da compra).

DealExtreme, eBay ou até pelo Mercado Livre, além da possível taxação. Portanto, além dos problemas de entrega, os preços são caros.

           Além do mais quase todos os produtos que eles vendem são celulares, tablets e mini laptops ChingLing (sem marca conhecida). Veja o seguinte artigo: Não compre telefones / tablets ChingLing (sem marca).

            Talvez o problema deles de entrega seja os mesmos que todos os brasileiros enfrentam com as entregas dos Correios. Veja o artigo: Encomendas pelos Correios atrasadas. Para agravar eles prometem a entrega entre 15 e 35 dias da postagem, o que é praticamente impossível cumprir com a lentidão dos nossos Correios e da Alfândega.

SITE DA MPXSHOP AINDA ESTÁ VENDENDO APESAR DO ACÚMULO DE PROBLEMAS

            No dia 25/04/2013, mesmo com esta enorme quantidade de problemas, o site da MPXshop.com continuava vendendo como se nada tivesse acontecido, mas com bem menos vendas, já que a má fama causou o afastamento dos clientes, mas o mesmo grupo é dono de vários outros sites semelhantes.  As autoridades deveriam aplicar a mesma punição que foi aplicada as Americanas / Submarino, suspendendo as vendas até eles conseguirem regularizar as entregas e reclamações.

            Cuidado, pois mesmo se os problemas forem apenas atraso dos Correios,  com esta chuva de reclamações e possíveis ações judiciais a situação pode piorar ainda mais.

MPXSHOP MANDA AMEAÇAS PARA SITES QUE OS CRITICAM

                Ao invés de efetivamente resolver os problemas dos clientes e serem mais transparentes, para que o cliente não seja surpreendido com os atrasos de entrega e cobranças de impostos, eles dedicam o esforço a mandar ameaças de processos a sites que criticam a MPXShop. 

                 O meu humilde Blog foi um dos alvos destas ameaças. Aliás, sinto-me honrado pela lembrança, até pelo fato de que se alguém busca no Google pelo nome da MPXShop o Blog ResolvaJa (Dicas do Consumidor) estava na primeira página da pesquisa.

                   Se eles pensam que com ameaças eles vão calar o meu Blog e os outros que os criticam, eles estão muito enganados. Não estamos na China, onde com uma canetada se tira sites fora do ar. No Brasil existe Liberdade de Imprensa, e o que denuncio são absolutas verdades que podem ser constatadas bastando verificar as fontes que apresento.

COMO RESOLVER O SEU PROBLEMA COM A MPXSHOP

                Eles recentemente começaram a se preocupar com a sua reputação e estão respondendo quase no mesmo dia para quem reclamou no site ReclameAqui. Não necessariamente resolvem o problema, mas pelo menos respondem. Portanto se você tem um problema com eles, coloque uma reclamação neste site, pois com quase toda certeza você terá seu problema resolvido.

               Eles também disponibilizaram um canal com o cliente que eles prometeram dar foco: www.atendimentompxshop.com.
  
              Se você não conseguiu resolver através do canal deles e do ReclameAqui, recomendo entrar no Juizado de Pequenas Causas (explicação no link).

            Se você comprou com Cartão de Crédito, o valor total ainda não foi debitado e ainda não recebeu a mercadoria, entre com uma contestação junto ao cartão.

A MPXSHOP TEM UM REPRESENTANTE NO BRASIL


            Veja o contrato de venda da MPXShop, que consta no site deles:

"3.3. Para viabilizar a respectiva compra, as partes concordam em eleger exclusivamente a empresa TRINITY SOLUTIONS SERVIÇOS DE COBRANÇA LTDA. (doravante denominada simplesmente EMPRESA DE COBRANÇA), CNPJ/MF nº 11.217.682/0001-05, para que aja como intermediária na transação comercial e faça a gestão do pagamento da transação comercial contratada entre o CONTRATANTE e a SUN CROWN."

          Eles admite que a TRINITY SOLUTIONS SERVIÇOS DE COBRANÇA LTDA. é o representante das operações no Brasil, portanto é quem  deve ser processado no caso de uma ação no Juizado de Pequenas Causas.

TRINITY SOLUTIONS SERVICOS DE COBRANCA LTDA
CNPJ: 11.217.682/0001-05
ENDEREÇO: AV YOJIRO TAKAOKA, 4.384 – PISO PILOTIS SALA AC 02 – CEP: 06.541-038 – ALPHAVILLE – Cidade: Santana DE PARNAIBA / SP.
Outro endereço: Calçada Aldebarã, nº 180, sala 128 – Centro de Apoio II, Alphaville em Santana de Parnaíba – CEP: 06541-055.


            Abaixo o cadatro em 19/09/2012 do CNPJ deles:
CNPJ Trinity Solutins Serviços de Cobrança Ltda.
          De acordo com os dados públicos fornecidos pela Junta Comercial do Estado de São Paulo, os sócios desta empresa são: EDUARDO PEREIRA e RICARDO PEREIRA.

         Também de acordo com a Junta Comercial de São Paulo a  Trinity Solutions Serviços de Cobrança Ltda tem uma filial que funciona no seguinte endereço: RUA URUSSANGA, 1334 - Bairro Bucarein - Joinvile - SC - CEP: 89202-400. Este endereço também serve para envio de uma intimação judicial.

          Como esta empresa está no Estado de São Paulo, você pode, gratuitamente, através de um simples cadastro, consultar o Contrato Social, com dados completos sobre os sócios. Acesse o seguinte site http://www.jucesponline.sp.gov.br/, faça o cadastro e consulte pelo nome “Trinity Solutions”. Se você tiver dificuldade entre em contato (no link) que posso fornecer o Contrato Social por e-mail.

     Interessante que o objeto social da empresa, conforme o contrato social, é completamente diferente da destinação dada a ela: COMÉRCIO ATACADISTA DE CEREAIS E LEGUMINOSAS BENEFICIADOS, FARINHAS, AMIDOS E FÉCULAS, COM ATIVIDADE DE FRACIONAMENTO E ACONDICIONAMENTO ASSOCIADA.
     
DADOS DO REGISTRO DO SITE MPXSHOP.COM.BR

             O site MPXshop.com.br (que também era usado por eles, mas agora foi tirado do ar) tinha os seguintes dados de registro (talvez possa ser usado como có-réu numa ação na justiça):

CNPJ: 04.703.394/0001-03
Site: http://www.mpxshop.com.br
E-mail: contato@mpxshop.com.br
Endereço: Av. Altamirando de Araújo Ramos, 179, Sala 01, Centro CEP 43.700-000, Simões Filho/BA
Telefone: (47) 4063-9144

Razão social:
RCP GESTAO EM NEGOCIOS TECNOLOGICOS LTDA EPP
SITUAÇÃO CADASTRAL : SUSPENSA
DATA DA SITUAÇÃO CADASTRAL: 18/10/2010
MOTIVO DE SITUAÇÃO CADASTRAL: SOLICITACAO BAIXA INDEFERIDA

Registro do dominio MPXSHOP.COM:

Registrant:
Sun Crown Hong Kong Limited
Room 1701, 17/F, Henan Builiding, 90 Jaffe Road
Wanchai
Hong Kong, Hong Kong 201205
HK

Registrar: NAMESDIRECT
Domain Name: MPXSHOP.COM
Created on: 13-FEB-07
Expires on: 13-FEB-15
Last Updated on: 20-NOV-10

Administrative, Technical Contact:
Lin, Leo
Sun Crown Hong Kong Limited
Room 1701, 17/F, Henan Builiding, 90 Jaffe Road
Wanchai
Hong Kong, Hong Kong 201205
HK
+852 2264 6487
+852 2264 6487

Domain servers in listed order:
NS1.LOCAWEB.COM.BR
NS2.LOCAWEB.COM.BR
NS3.LOCAWEB.COM.BR

Registro do dominio MPXSHOP.COM.BR:

domain: mpxshop.com.br
owner: Ricardo Pereira (1242265)


              Veja que a informação de registro do proprietário site  MPXShop.com.br, Ricardo Pereira, coincide com a informação de um dos sócios da Trinity Solutions, comprovando que de fato eles são os sócios da MPXShop no Brasil.

COMO PROCESSAR A MPXSHOP
        Qualquer pessoa que comprou, mesmo que a vários anos atrás, um produto no MPXShop pode processá-los no Juizado de Pequenas Causas por um dos seguintes motivos:
  1. Se você comprou um celular ou tablet, estes produtos para serem vendidos no Brasil precisam de homologação da ANATEL. Como eles não foram homologados é como se o produto tivesse um vício oculto além do descumprimento do artigo 31 do Código de Defesa do Consumidor (que fala sobre a obrigação de se ofertar claramente e ostencisamente), como explicado acima. Você pode pedir o dinheiro de volta mais uma indenização por Danos Morais, desde que tenha uma prova da compra;
  2. Se você comprou e não recebeu o produto, você pode pedir o dinheiro de volta mais uma indenização por Danos Morais, desde que tenha uma prova da compra;
  3. Se você comprou e teve que pagar imposto de importação, pode processar alegando o descumprimento do artigo 31 do Código de Defesa do Consumidor (que fala sobre a obrigação de se ofertar claramente e ostencisamente), além do vício oculto do explicado no item 1, como explicado acima. Você pode pedir  o valor pago pelo produto, mais o imposto pago e mais uma indenização por Danos Morais, desde que tenha uma prova da compra e do pagamento do imposto.
      Coloque  a TRINITY SOLUTIONS SERVICOS DE COBRANCA LTDA (dados acima) como réu e a RCP GESTAO EM NEGOCIOS TECNOLOGICOS LTDA EPP (dados acima), que registrou um site deles, e a MOIP, que recebe o pagamento por eles, como có-réus no processo ( MOIP PAGAMENTOS S.A  - Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.927, 8º andar, CEP 01452-000, São Paulo – SP, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 08.718.431/0001-08). A colocação de vários réus garante que a intimação efetivamente chegue ao seu destinatário e com isto o processo não fique parado por dificuldade de intimar. Coloque também como possíveis endereços para intimar, o endereço dos sócios da Trinity (dados acima). 
          
            Veja o seguinte artigo: PagSeguro, MOIP e PagamentoRápido nem seguros, nem rápidos .

          Veja o link do artigo abaixo para ter todas as dicas como entrar no Juizado de Pequenas Causas (Juizado Especial Civil), já com um modelo de petição pronto, se você não recebeu o produto comprado, onde você pode pedir a devolução em dobro do valor pago corrigido, além de uma indenização por Danos Morais:

            Petição pedido não entregue para o Juizado de Pequenas Causas
          
            Um exemplo de como estas supostas empresas de cobrança fogem dos processos é o seguinte: CompreDaChina. A empresa Fênix do Oriente (a empresa de cobrança do CompredaChina) recorreu dizendo que era uma mera prestadora de serviços. O argumento não prosperou na justiça que acabou condenando a empresa no pagamento de R$ 2.000,00 por Danos Morais, mais juros e correção monetária. Como a indenização não foi paga a consumidora teve que entrar com uma ação de execução, que foi acatada pela justiça, para que a conta da empresa Fênix do Oriente fosse bloqueada neste valor. Veja o artigo completo no link do Direito2.com


COMO EVITAR NO FUTURO PROBLEMAS DESTA NATUREZA

            Para evitar problemas destes sugiro seguir os passos recomendados na postagem Como não cair em golpes.

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início.

          Se quiser mais detalhes sobre este assunto, escreva um comentário no final desta página. 

          Veja também: