Este artigo trata de uma técnica de publicidade que é muito utilizada de se colocar um “*” ao lado do preço para fazer restrições à oferta, em letras miúdas na margem do anúncio, com o objetivo de enganar o cliente.
PROPAGANDA ENGANOSA É PRÁTICA CORRENTE
Infelizmente esta técnica é usada com uma enorme frequência em anúncios de varejo ou prestadores de serviço, e o objetivo é claro: que o cliente não veja as restrições a oferta e compre o produto ou serviço enganado e depois não possa reclamar, já que o anunciante vai dizer que a restrição estava no anúncio.
TUDO ACONTECE NAS BARBAS DO CONAR
O CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que abra seu olho, pois desde jeito, irão perder a credibilidade, e o poder público vai acabar tendo que fazer normas mais rígidas para a publicidade.
REVISTA VEJA É LOTADA DE PUBLICIDADE ENGANOSA
Se formos abrir a Revista Veja da data 16/12/2009 veremos os seguintes anúncios que descaradamente usam esta técnica:
Página 58 – SMART – preço não inclui frete e está em letras miudinhas escondido no anúncio;
Página 62/63 – CREDICARD – desconto de 25% em shows, para quem tem o cartão, estão limitados a 10% da capacidade da casa de shows;
Página 73 – CHILLI BEANS – Compre e ganhe um CHECÃO CHILLI BEANS – o tal checão só vale para compra de óculos Special e relógios e só pode ser utilizado em março de 2010 (portanto não serve para nada), e esta restrição precisa de lente de aumento para ler;
Página 126 - HOTEIS.COM – os preço publicados não incluem as taxas (que nem dizem quais são e quanto custa), e esta restrição precisei de uma boa lente de aumento para ler;
Página 150/151 – TIM – os preços dos aparelhos só valem para quem fizer um plano específico, que custa R$ 79,90 por mês e assinar uma cláusula de fidelidade por um ano, isto é temos que considerar que o aparelho vai custar o valor anunciado de R$ 129,00 ou R$ 299,00 mais R$ 958,00, que é o total de assinaturas que o cliente se compromete a pagar. Esta restrição também precisa de lupa para ler. Este tipo de anúncio é uma constante em quase todas operadoras de telefonia celular;
Página 154 – SONY ERICSSON / EXTRA / PONTO FRIO – a condição de compra em 18 vezes sem juros, em destaque no anúncio, só vale para compra com cartões Extra iniciados pelos números 527407 e 515740. Parece até brincadeira, mas não é, é pura tapeação novamente anunciado em letras miudinhas.
PROPAGANDA ENGANOSA LOTA AS REVISTAS / JORNAIS / TVS
Em 31 publicidades com oferta (preço ou prazo), 6 usavam esta técnica (isto é quase 20%). Portanto, não pense que isto é um caso isolado. Se formos abrir um jornal ou mesmo assistir a TV a mesma técnica é repetida em exaustão. Não pense que é “sem querer”. O publicitário que usa esta técnica, com o aval da empresa, sabe exatamente o que está fazendo. Isto é como uma “isca para fisgar um peixe”, mas neste caso o “peixe” somos nós que caímos que nem um patinho.
O QUE PODEMOS FAZER CONTRA A PROPAGANDA ENGANOSA
Minha sugestão é clara para este tipo de anúncio, NÃO COMPRE quando tiver um asterisco (“*”) ou numero (“1” ) ao lado da oferta. Estão tentando te fisgar.
Se você tiver exemplo de outra propaganda que engana os consumidores poste um comentário e reclame no CONAR contra a publicidade (entre no link e entre na opção RECLAMAÇÃO que fica na parte superior). “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, quem sabe se ficarmos batendo nesta tecla o CONAR “se liga” e vai tomar alguma providência.
Se esta publicidade te gerou prejuízos, tire uma cópia da publicidade, reúna os documentos que provem o seu prejuízo e entre com uma causa no Juizado de Pequenas Causas (explicação no link).
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