Se você entrar no Google e procurar por “propaganda net” você irá encontrar um monte de clientes furiosos, e isto por uma razão muito simples, a NET anuncia um preço como sendo o preço da assinatura (tipo R$ 39,90 ou R$ 49,90), mas coloca em letras miudinhas durante 1 segundo de uma publicidade de 30 segundos, que esta oferta é só para 3 meses, e se o cliente assinar um plano de exclusividade por 1 ano, em que o preço após os 3 meses pula para quase 3 vezes o valor inicial.
A NET ENGANA OS CLIENTES HA ANOS
Detalhe a NET faz isto já há anos, tendo inclusive um vídeo no YOUTUBE de maio 2007 com propaganda semelhante. Isto em claro e bom som é para ENGANAR O CLIENTE. O cliente desavisado faz a assinatura na empolgação, e talvez só descobre que foi enganado quando já está comprometido.
MAS AS OUTRAS OPERADORAS TAMBÉM USAM A MESMA TÉCNICA
A NET não esta sozinha nesta técnica, que é feita em menor escala por todas as outras operadoras de telefonia, banda larga e TV a cabo, e acompanhada em técnicas semelhantes por Imobiliárias e o Comércio Varejista.
Rescentemente a TIM veio com uma publicidade oferecendo minutos grátis até as Olimpíadas de 2016, mas em letras miudinhas, na margem do anúncio, estava que esta oferta era limitada a ligações de TIM para TIM. Sempre a isca parece muito boa, mas o peixe que vem na linha é o “bagre”.
PROPAGANDA ENGANOSA NA VENDA DE IMÓVEIS
No caso de imóveis a técnica se dá na apresentação de um valor “a partir de” e colocar no canto do anúncio que o imóvel é o xxx, normalmente um no 1º andar na pior posição, que às vezes, até já foi vendido. Também é colocada uma prestação baixa em letras graúdas e a existência de sinal e intermediárias só é colocado no rodapé em letras miudinhas.
PROPAGANDA ENGANOSA NO VAREJO
No varejo a pratica é se anunciar um produto com a foto de um produto mais caro, colocando-se “a partir de” com um preço com um “*” e um texto no rodapé que explica que aquele preço é de uma versão mais barata daquele item.
LEIA TODOS OS RODAPÉS DOS ANÚNCIOS
Não compre nada sem antes ler todos os rodapés e se inteirar de todos detalhes. Não se sinta comprometido, pelo fato de você já está conversando com o vendedor e quase comprando. Se qualquer condição for diferente daquela que você tinha entendido, não feche o negócio.
CONAR – PARA INGLÊS VER...
Teoricamente o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) deveria coibir estas práticas. Mas é como “o lobo tomando conta do galinheiro”, proibir este tipo de anúncio iria diminuir o valor aplicado em publicidade. Afinal o CONAR é administrado pelos próprios veículos de comunicação.
O CONAR só age quando é empresa reclamando contra outra empresa (é a maioria dos casos julgados) ou descalabro é gigantesco e neste caso a opinião pública poderia se voltar contra os veículos de comunicação e o Governo ser obrigado a impor regras mais rígidas (o que é o grande medo dos veículos de comunicação).
O QUE O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR DETERMINA
O Código de Defesa do Consumidor não é muito preciso na sua descrição de propaganda enganosa e com isto este tipo de publicidade fica no limiar entre o permitido e o ilegal. Cabe ai a interpretação de cada juiz no caso a caso. Recomendo fortemente a alguém que tenha sido enganado por uma publicidade deste tipo a entrar no Juizado de Pequenas Causas.
Para um órgão como o CONAR funcionar de verdade seria necessário tanto uma lei mais clara quanto uma maior participação dos consumidores denunciando estas práticas.
RECLAME MESMO ASSIM NO CONAR
Se você tiver exemplo de outra propaganda que engana os consumidores poste um comentário e reclame no CONAR contra a publicidade (entre no link e entre na opção RECLAMAÇÃO que fica na parte superior).
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