quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Bloqueio do Telemarketing Ativo


            Quem já não recebeu uma ligação telefônica de um vendedor (televendas) insistentemente te oferecendo algo, com todas suas informações e quando você estava super ocupado. Não é irritante....

Sou anti Telemarketing Ativo e por isto me propus a escrever este artigo. Saiba o que é Telemarketing Ativo, porque ele é prejudicial para a economia, e porque deveria existir uma lei para o Telemarketing Ativo para permitir o seu bloqueio.


O QUE É TELEMARKENTIG ATIVO?

            O Telemarketing se divide em dois tipos, o Ativo e o Receptivo.

Telemarketing Ativo é o ato de empresas ligarem para o consumidor oferecendo produtos ou serviços, vulgo Televendas (ou vendas por telefone). Não existe ato de publicidade mais perturbador que este e, no entanto ainda é legal no país, com algumas exceções em alguns estados que já regulamentaram esta atividade (por exemplo, o DF).

Telemarketing Receptivo é representado por todos os SACs que conhecemos, onde nós que ligamos para as empresas.

TELEMARKETING ATIVO É PREJUDICIAL À ECONOMIA E AO BEM ESTAR

            Tenho um conhecido que é dentista no Rio de Janeiro e que tem que interromper o seu trabalho toda vez que recebe este tipo de ligação.

            O Telemarketing Ativo é uma espécie de “spam”, isto é, pior do que aqueles e-mails indesejados que lotam nossas caixas postais e tomam nosso tempo.

Para o “spam” de e-mail, já existem técnicas bem efetivas de bloqueá-los, independente de lei, mas no caso de ligações telefônicas indesejadas, infelizmente não temos como evitá-las.

            Imaginem milhares de horas de trabalho perdidas     ou de lazer interrompido e, no entanto leis para bloquear (cancelar) esta prática se arrastam nos diferentes legislativos.

QUE INICIATIVAS DE LEI EXISTEM PARA BLOQUEAR O TELEMARKETING ATIVO

            A lei para o Telemarketing Ativo aprovada no Distrito Federal e as que estão andamento em São Paulo e para o Brasil inteiro ainda são muito tímidas, já que transferem para o consumidor o ato de cadastrar seus telefones para bloquear este tipo de chamada.

A maioria dos consumidores nem irá tomar conhecimento da lei e da forma da sua aplicação e com isto na prática tudo irá continuar como antes.

QUE LEI DEVERIA SER PROPOSTA PARA O TELEMARKETING ATIVO

            O correto seria fazer o inverso, o consumidor que quisesse receber chamadas cadastraria o seu número de telefone e só neste caso receberia as ligações.

Funcionaria da mesma forma que a opção por ter ou não o número incluído na Lista Telefônica, aonde o padrão seria não receber este tipo de ligação, e seria feito junto a cada operadora.

Para termos uma lei deste tipo precisaríamos morar em outro país. 

QUAIS OS INTERESSES POR DE TRÁS DO TELEMARKETING ATIVO?

O lobby das empresas de Telemarketing Ativo (que pertencem na sua maioria as de Telecomunicações) é extremamente forte e por isto a demora em aprovar leis de qualquer tipo.

A lei do Telemarketing Ativo em caráter nacional ainda está em discussão no Congresso e sem prazo para ser votada, e mesmo se aprovada ainda terá prazo de um ano para ser implementada (PROCON DF).

Também querem abrir exceção para Organizações Filantrópicas, mas pode ter certeza que muitas que usam o Telemarketing Ativo são na verdade “Pilantrópica”.

            A defesa do Telemarketing Ativo baseada no princípio dos milhares de empregos gerados é tão falaciosa quanto defender qualquer atividade ilegal com o mesmo argumento, como por exemplo, a derrubada ilegal de árvores na Amazônia. Este tipo de atividade gera desperdício e perca de tempo, não acrescentando nenhum valor para o consumidor.

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA SE DEFENDER DO TELEMARKENTIG ATIVO

            Sugiro para quem receber uma ligação deste tipo, no momento que souber que se trata de uma venda, diga em claro em bom som “NÃO ME INTERESSA” e desligue imediatamente o telefone. O operador do Telemarketing Ativo não tem culpa, mas não perca seu tempo ouvindo baboseiras e não se preocupe em ser grosseiro, afinal estão invadindo a intimidade do seu lar ou interrompendo o seu trabalho.

Se milhões de consumidores disserem NÃO e jamais comprarem algo vendido por telefone, talvez algum dia esta atividade perca o sentido e ninguém mais invista em Telemarketing Ativo. Esta seria a vingança perfeita contra o Telemarketing Ativo, e ai nem uma lei seria mais necessária.

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.

Veja também: