sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Como reclamar no PayPal



           Veja como reclamar e conseguir o dinheiro de volta no PayPal. Se em até 45 dias você não recebeu o produto, ou o produto é significativamente diferente daquele ofertado, você pode contestar o pagamento e receberá o dinheiro de volta.


PRAZO MÁXIMO PARA RECLAMAR

Cuidado que o prazo máximo é de 45 dias da data do pagamento e se passar deste prazo não tem mais como contestar. Sugiro você estabelecer um prazo de 40 dias, para não ter erro.

COMO FAZER A RECLAMAÇÃO

Já fiz isto muitas vezes e funcionou perfeitamente. Basta entrar na sua conta no  PayPal, usando o seu e-mail e senha, procurar no “Histórico” na “Pesquisa básica”:


            Entre na opção “Detalhes” da transação que você quer contestar:

            Entre na base da página na opção “Central de soluções”:

            Entre na opção “Contestação de item”:


            Escolha agora o tipo de contestação: “I haven’t received my item” (Eu não recebi meu item) ou “I have received my item, but it is significantly not as described...” (Eu recebi meu item, mas ele é significantemente diferente do descrito):         

FAÇA UM TEXTO COM O MOTIVO DA SUA RECLAMAÇÃO

        Escolha na lista o tipo de produto comprado e faça um texto descrevendo o problema. Melhor que o texto seja em inglês, pois é a língua que os vendedores entenderão. Use o tradutor do Google, no segmento “Traduzir um texto” para gerar um texto em inglês a partir de um em Português. Qualquer dificuldade veja em: Tradução online inglês x português grátis. Faça um texto bem simples, com palavras fáceis para o tradutor gerar um texto em inglês melhor:
         
            Após esta página, será aberta outra para você confirmar o texto no botão “Review and Post Message” e eles irão entrar em contato com o vendedor para cobrar explicações.

PEDIDO DE REEMBOLSO NO PAYPAL

Se você não estiver satisfeito com a explicação você terá 20 dias, a contar da contestação para “escalar” a contestação para um pedido de reembolso. Para fazer este pedido de reembolso, ou para encerrar o caso (caso ele tenha sido resolvido) entre na sua conta do PayPal usando o seu e-mail e senha, procurar na “Central de soluções” na opção “Exibir Casos Aberto”:

            Entre no link “View” (Veja) do caso que você queira enviar uma nova mensagem, encerrar a reclamação ou pedir reembolso:

Agora você pode escrever uma nova comunicação, através da caixa de texto “Post New Message” (Poste uma Nova Mensagem) e do botão “Review and Post Message” (Confirme e Poste a Mensagem). Também você pode encerrar a reclamação, caso tudo tenha sido esclarecido / resolvido, através da opção “My concerns have been resolved...” (Minha reclamação foi resolvida...). Ou pedir um reembolso através da opção “I would like to end the communication and escalate...“ (Eu gostaria de terminar a comunicação e escalar...):

FAÇA UM TEXTO COM O MOTIVO DO PEDIDO DE REEMBOLSO

            Se a opção foi escalar você vai para uma tela aonde tem que escolher numa lista o motivo do pedido de reembolso, na opção “Select a reason”, marcar a opção que você está escrevendo a verdade (I’ll provide truthful information...) fazer um texto, preferencialmente em inglês, na caixa de texto e acionar o botão “Escalate to a Claim” (Escalar para um Pedido):
COMO O PAYPAL PROCEDE
            
          O PayPal vai julgar o seu pedido dentro de um período que na maioria das vezes não ultrapassa uma semana, e normalmente julga em favor do comprador, creditando o valor pago novamente na sua conta, e portanto no seu Cartão de Crédito.

CARTÕES DE CRÉDITO NO BRASIL SÃO MUITO PIORES

            Parece difícil, mas não é. Para sentir como é fácil, tente alguma vez fazer o mesmo com um Cartão de Crédito no Brasil. Você passará por uma “via crucis” de ligações e depois terá que receber um e-mail, preencher um formulário, passar este formulário por fax, e demorar uns dois meses para o seu pedido ser julgado, e neste caso muitas vezes o julgamento é em favor do vendedor, pois aqui no País não se respeita o cliente e vale a lei do mais forte.
           
Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.

            Veja também:

85 comentários:

  1. Boa Noite !
    Efetuei duas compras no ebay e hoje faz 44 dias e nada do produto nenhuma notificacao.
    Entao ja fui direto fazendo uma disputa como esta descrito no paypal ai agora estou com duvida se eu transformo elas em reclamacao ou nao ?
    pois ainda na disputa nenhum deles me responderam e falta 1 dia para completar 45 dias.
    O que voce me recomenda ?

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    1. Pires,

      Após a entrada da reclamação (claim) você tem 20 dias para entrar com o pedido de reembolso / mediação (escalate).

      Sugiro você dar 18 dias para não esquecer deixando para a última hora.

      Isto dará mais 18 dias para o produto chegar, sem você ter que pedir o dinheiro de volta.

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  2. Infelizmente tenho que discordar. O PayPal só reembolsa se o produto for "significativamente diferente do comprado" se a compra for efetuada no eBay. Se o produto for comprado em qualquer outra loja e você receber "um monte de pedras" em vez do produto, basta o vendedor comprovar que ENVIOU a "mercadoria" que o PayPal decide a favor do vendedor. Já passei por este problema e, portanto, falo por experiência própria. Falei via telefona com a PayPal no Brasil (após "perder a causa") e foi exatamente esta a explicação que recebi.

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    1. Célio,

      No meu caso, junto ao eBay, em 100% das vezes (mais de 100) recebi o dinheiro de volta.

      No caso de outros revendedores, tenho poucas experiências, mas já recebi algumas vezes o dinheiro de volta.

      Em nenhum caso até hoje, comigo, o PayPal se negou a devolver o dinheiro.

      Acredito que eles façam uma análise do perfil do vendedor e do comprador antes de tomar a decisão, portanto a minha experiência não necessariamente é a regra.

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    2. quer dizer entao , se for a promeira compra eu me ferro , porque nao tem como o mesmo traçar meu perfil de comprador? é isso mesmo?

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    3. Wilton,

      Não necessariamente. Depende dos argumentos e comprovantes apresentados na reclamação.

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  3. reembolso / mediação (escalate) é no caso a reclamção?

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    1. A reclamação no PayPal tem 2 fases.

      Na primeira fase é a "Contestação de item", onde é estabelecido um prazo máximo de 20 dias para se chegar a um acordo entre as partes.

      A segunda fase é a "mediação" (escalate), que só pode dar entrada após a 1a fase e antes de completar o prazo de 20 dias, onde efetivamente você está pedindo o dinheiro de volta.

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    2. Então, são 45 dias para abrir a disputa, caso não receba o produto e nem o reembolso, tem mais 20 dias para abrir a reclamação, caso também não seja solucionado, mais 20 dias para abrir a segunda fase "medição"?

      e no caso de ja ter dois meses e nada do produto, tem como recorrer de alguma forma no paypal ou no ebay?

      Muito bom seu blog :)

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    3. Não são somente 2 prazos: máximo 45 dias para abrir disputa e depois se não resolvido no máximo 20 dias, após aberta a disputa, para pedir a mediação para o reembolso.

      Depois de passados 2 meses se você não abriu a disputa, não exite mais nada o que fazer.

      Ainda é possível que a mercadoria chegue, já que nesta época alguns produtos demoram até mais de 3 meses para chegar.

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  4. Você poderia fazer um post atualizado para a gente, pois muito coisa mudou no paypal desde 2010 pra cá, por examplo, que esse escalate parece que não tem mais :/

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    1. Desculpe, mas que na época o PayPal só tinha em inglês, agora eles traduziram a página para o português.

      Escalate é "transformá-la em uma reclamação".

      Vou atualizar esta página assim que for possível.

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  5. Alguém já teve uma experiencia desagradável do vendedor não querer devolver o dinheiro de jeito nenhum ??
    Comprei um tenis pelo e-bay e hj faz 40 dias e nada de chegar no Brasil. Entrei em contato com o vendedor ele disse que não é possível devolver o dinheiro. Podem me ajudar?

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    1. Os vendedores não devolvem dinheiro espontaneamente. Para isto você tem que entrar com uma reclamação no PayPal em até 45 dias do pagamento (prazo máximo). Após este prazo não existe mais possibilidade de requerer a devolução do dinheiro.

      Veja como proceder no artigo acima.

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  6. boa noite, eu comprei um produto personalizado onde o vendedor me deu um prazo de 10 dias para chegar ao Brasil (informação do site ), me prometeram o rastreio em 3 dias apos a compra e nada, encontrei o perfil da loja no facebook que esta superlotado de reclamações sobre demora na entrega e pessima qualidade do produto, reclamei por email com o vendedor que me deu o prazo de ate amanha 01/03 para meu produto chegar e no dia seguinte recebi outro email me dizendo que minha mercadoria so iria chegar daqui a 30 dias!!! entrei com uma "disputa" no paypal e ele nao respondeu, no site esta a 4 dias como "reembolsado" mas nenhum valor voltou pro meu cartao. Neste caso se eu entrar com uma reclamação amanha 01/03 que seria a data oficial da entrega teria chances de vencer? ou devo esperar os 20 dias?

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    1. Não há necessidade de esperar os 20 dias. Pode entrar com a reclamação imediatamente, mas também pode esperar os 20 dias, mas não deixe estourar o prazo sem reclamação, mesmo que o vendedor diga que já te enviou o dinheiro de volta.

      Se você receber o produto, depois de já ter recebido o reembolso, e estiver satisfeita com o mesmo, envie o dinheiro de volta para o vendedor.

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  7. Primeiramente quero agradecer pelas informações prestadas por você, são muito uteis.
    O que significa o texto no anuncio do vendedor: "This listing was canceled by eBay." ??
    Adquiri o produto, recebi o código de postagem e após alguns dias apareceu esta mensagem

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    1. O eBay tem uma política dura contra produtos que infringem marcas e patentes. Provavelmente o produto que você comprou era um genérico e por isto foi excluído.

      Isto não significa que você não irá receber o produto, mas se quiser você pode entrar com uma reclamação no PayPal e com certeza irá receber o dinheiro de volta. Se quiser espere um pouco antes de completar 45 dias do pagamento, para ver se você recebe o produto e a qualidade do mesmo, para ser mais justo com o vendedor. Só não deixe passar dos 45 dias.

      Veja como no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2010/01/como-usar-o-paypal.html

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  8. Olá Marcio,

    Fiz uma compra no ebay dia 13 do mês passado e nada até o presente momento. Vem da Inglaterra, e sem notar comprei com um vendedor que não oferece o rastreio...devo me preocupar? Sobre a devolução de dinheiro: vi que ,transcorrido 40 dias e o produto não tiver chegado, vc recomenda abrir uma reclamação de devolução no paypal. Eu te pergunto: essa devolução é garantida ou depende da boa vontade do vendedor?

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    1. Heitor,

      As compras da Inglaterra têm demorado de 20 a 60 dias para chegar, portanto ainda pode chegar.

      Não ter código de rastreamento da Inglaterra não é um grande problema, pior é dos EUA, pois estão furtando com frequência pacotes sem rastreio provenientes dos EUA.

      Abra uma reclamação de qualquer modo antes de completar 45 dias do pagamento (pessoalmente faço sempre com 44 dias para não esquecer). Isto dá mais 20 dias de prazo (normalmente só uso 19 pelo mesmo motivo) para o pacote chegar. Se não chegar passe para o PayPal resolver a disputa (Escalate).

      Em mais de 80 disputas que fiz sempre recebi o dinheiro de volta, portanto, diria que no seu caso é quase certo.

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    2. Nesses 45 dias incluindo a contagem dos finais de semana e feriados ou só dia úteis? Obrigado!

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    3. Heitor,

      São 45 dias corridos, incluindo finais de semana e feriados.

      Mas reclame no 44o dia para não perder o prazo.

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  9. Infelizmente deve-se dar uma de malandro no paypal para poder receber o reembolso ! nunca diga que você recebeu o produto e ele veio errado ! diga que não recebeu o produto, ai o vendedor vai mandar o "print" comprovando que vc recebeu e aí vc o rebate flando que não chegou nada! Eu toda vez que reclamava que chegou algo diferente doque pedi eu sempre perdi a disputa, desta maneira que citei acima sempre tive reembolso! é claro que temos que ser coerentes e esperar o maximo possivel e tratar com o vendedor antes ! esperar 44 dias para abrir a disputa é o mais certo ! creio que ele vejam assim: comprou dia 01/03 e reclamou hoke a 44 dias depois, no certo ele esperou o prazo máximo, vamos reembolsar !
    Ou comprou dia 01/03 e reclamou dia 15/03, nem esperou o tempo médio, este deve estar de enrrolação, vou decidir ao vendedor! Isso é oque se passa na minha mente e eu mesmo faria assim, lógico que não dá para generalizar, mais do exemplo que de no inicio este tipo de pesamento creio passar na mente de quem avalia nossas disputas !
    abs e desculpe se falei besteira !

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    1. Alan,

      Obrigado por compartilhar sua experiência.

      De qualquer forma se a mercadoria vem rastreada, dizer que não recebeu não funciona. Isto funciona quando a mercadoria é não rastreada.

      Tenho umas três experiências de reclamar por mercadoria diferente do comprado e consegui o reembolso, mas sempre anexei foto de tudo, pacote, mercadoria, etiquetas, etc. Mas eram casos grotescos onde o vendedor era claramente fraudulento, mandando um pacote somente para ter um rastreamento até a minha residência, mas com um conteúdo completamente diferente do pedido.

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  10. Boa tarde.
    Fiz uma transferência bancária para o Nib da conta paypal, o dinheiro saiu da minha conta bancaria mas não se encontra na minha conta paypal como posso reclamar e onde, agradeço que alguém me ajude como resolver esta situação.
    Obrigado
    Carla

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    1. Carla,

      Normalmente estas operações não são instantâneas, podem demorar alguns dias. Aguarde pelo menos 3 dias úteis. Se não aparecer o valor entre em contato com o PayPal através do SAC, como indicado no seguinte link:

      https://www.paypal.com/br/cgi-bin/webscr?cmd=_contact-phone

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  11. Fiz uma compra com Um cupom vale desconto de U$15. A embalagem é "grande" e não mandaram número de rastreio, já se passaram 36 dias e ainda não entregaram. Se eu abrir o pedido de reembolso e o produto chegar? como é feita a entrega de um produto sem nº de rastreio? eles entregam de qualquer jeito ou só com assinatura?

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    1. Abra somente o pedido de reembolso quando estiver perto de estourar o prazo de 45 dias após o pagamento. Veja como proceder no seguinte artigo:

      http://www.resolvaja.com/2010/01/como-reclamar-no-paypal.html

      Se o produto chegar cancele a reclamação, ou se já tiver recebido o reembolso mande o valor de volta, como explicado no artigo acima.

      Em produtos sem código de rastreio a entrega é feita como uma carta simples, isto é, sem nenhuma assinatura.

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  12. Comprei pelo Ebay , mas pedi ao vendedor que mandasse por 1st class mail (pq não é tributado). Sem me consultar antes, ele disse que enviou mas teve que fazer por Priority Mail pois o peso ultrapassava o permitido pelo 1st class. Me ferrei. Veio tributo de R$ 500 !
    Como fazer para reembolsar pelo menos op tributo ou ter meu dinheiro de volta ?

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    1. Não tem como. Pelas regras do eBay, que é o dono do PayPal, o comprador é responsável pelos tributos no seu pais de destino.

      Quanto a não ser tributado no “First Class Mail” você está enganado, pois se o produto era pesado e volumoso, com certeza seria também tributado no “First Class Mail”, do mesmo modo que foi no “Priority Mail”, isto é 60% do valor do produto mais o frete.

      A única diferença entre os dois é que o First Class Mail não é rastreado e o Priority Mail é rastreado, de resto ambos são pelos Correios dos EUA (USPS) e são sujeitos a mesma regra de tributação no Brasil.

      Para mais detalhes veja o seguinte artigo:

      http://dicasdoconsumidor.blogspot.com/2011/05/como-comprar-em-sites-no-exterior-2.html

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  13. Ola, eu acabei de receber u reembolso de um vendedor, queria saber como vai funcionar esse reembolso, vai ficar um credito de compra no meu cartao eu tipo se minha fatura vim x valor ele vao la e abate?

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    1. Jessica,

      O valor é creditado em reais, pela cotação do dia do crédito, no seu Cartão de Crédito que você usou no PayPal.

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  14. Eu preciso manda alguma mensagem para o paypal? ou ele ja estao ciente e vao me reembolsar na proxima fatura?

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    1. Jessica,

      Como você sabe que recebeu reembolso do vendedor.

      O vendedor só te informou por e-mail ou você recebeu um e-mail do PayPal informando do reembolso.

      Se não recebeu um e-mail do PayPal, ele não te reembolsou e dai você teria que entrar com uma reclamação no PayPal como explicado acima.

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    2. Eu recebi do vendedor e do paypal sim. So gostaria de saber se preciso entrar em contato com o paypal ou nao. olhei no meu historico do paypal e consta la tbm q fui reembolsada.

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    3. Jessica,

      Neste caso o reembolso no seu cartão de crédito é automático. Basta esperar uns 5 dias úteis que ele irá aparecer no extrato do seu cartão na Internet, ou se você ligar para o cartão consultando.

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  15. Olá Marcio,
    Quando preciso abrir um caso, faço pelo eBay mesmo, não pelo PayPal, tem diferença!?


    Thiago

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    1. Thiago,

      No site do eBay apenas tem um caminho para você chegar ao site do PayPal e fazer a reclamação. O PayPal na realidade pertence ao eBay e portanto os sites são integrados.

      Faça a reclamação diretamente no PayPal que é mais rápido.

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  16. Recebi um reembolso de um vendedor do ebay no paypal, mas o item chegou e gostaria de paga-lo novamente, como eu faço para enviar esse pagamento para ele?

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    1. Jessica,

      Entre no PayPal, procure no "Histórico de transações" e "Pesquisa básica" no topo da tela no centro. Entre com um intervalo de datas que seja da data da compra e procure a transação específica. Na transação entre em "Detalhes" para saber o e-mail do vendedor que você pagou e recebeu o dinheiro de volta.

      Envie o mesmo valor para o e-mail do vendedor através de "Enviar pagamentos" no topo da tela e coloque detalhes da sua transação para o vendedor reconhecer.

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  17. Boa noite! Olá! Tou aqui com um grande problema com o ebay. Basicamente mandei vir 3 caixas de um produto. A transportadora nao me entregou e foi devolvido ao vendedor. Abri um open case, o vendedor estava de férias e não respondia. Depois disse:
    "Hello, Today your package has been returned to us, it came back via Germany. They had tried to deliver this to you on 16th May, it shows you were not in to accept the delivery and a card was left for you. It was then at "PERAFITA" being held up until 30th May, we assume this is a local mail office, then as it was not collected they had no choice other than to return to sender as un-collected. We can now either refund minus the postage costs we have incurred or re-post for a further payment of postage at cost."
    E eu pedi para reenviar que pagava o novo envio. E não é que o vendedor não disse nada e nem enviou. Agora o caso fechou:
    "This case has been automatically closed by our system. We allow a maximum of 30 days for a case to be opened in our Resolution Center when the seller has responded. If we don't receive notification from either party within that 30 day time frame, our system will close the case automatically, assuming that the issue is taken care of."

    E eu mandei email po ebay a explicar tudo e eles:
    "eBay Customer Support comments:
    We're sorry you had a problem with your purchase. However, after further review, we confirmed that our original decision was correct."

    É que ainda são 46.34 EUR, e não obtive reembolso de nenhuma das partes. A compra foi feita dia 8 de Maio. Agora enviei novo email a pedir a devolução do dinheiro ao vendedor. A ver se ele responde.
    Esta situação é bastante complicada, porque pensamos que esta a ser resolvido e afinal o vendedor "sume do mapa".
    Não há nada que eu possa fazer?

    Marisa Nogueira

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    1. Marisa,

      Se você perdeu o prazo de responder não existe o que possa ser feito. O eBay / PayPal são completamente rígidos nas suas regras e não existe exceção.

      Isto porque eles têm centenas de milhões de clientes e têm uma equipe pequena para analisar estes casos. Tudo funciona automaticamente para economizar nos custos.

      Para não perder prazos o ideal é colocar os mesmos na agenda e ficar atento a qualquer mensagem deles.

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  18. Eu tô com uma dúvida ? E que comprei vários produtos tudo com o valor de 10 dolares e até menos , nenhum deles chegou e já tem mais de 35 dias , como faço pra reclamar no palpal ? Tem que ser um por um ?

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    1. Gisa,

      Faça uma reclamação para cada pagamento feito, mas espere pelo menos 43 dias do pagamento, pois é normal demorar isto.

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  19. Boa tarde Márcio! Você sabe me informar se existe alguma forma de depositar em dólares no PayPal, algum site que faça isso? Pois no momento meu cartão de crédito está cheio e queria pagar alguns produtos de leilão do eBay.


    Outra dúvida, compro da china, coisas pequenas que vem em envelopes pequenos, adaptador de bluetooth, etc
    como vc avalia o risco de taxação nesse caso? Comprei alguns e até agora não tive problemas, mas dessa vez pedi em maior quantidade.

    Agradeço e parabéns pelo blog!

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    1. Robson,

      Para brasileiros não existe a opção de depositar em dólares no PayPal.

      Se seu Cartão de Crédito Internacional está no limite você pode emitir um cartão pré-pago, carregar em dólares e usar no PayPal.

      Um que tenho usado ultimamente é o Fitta Câmbio MasterCard (https://www.fittacambio.com.br/).

      É bastante simples comprar um cartão já com os créditos inseridos. Basta escolher o tipo de cartão (dólares, euros ou libras - no seu caso o melhor é dólares), o valor a ser inserido (comece com US$ 100,00 que é o mínimo), se cadastrar, pagar via transferência bancária ou DOC (tem que ser de uma conta em seu nome), receber o cartão em casa via Correios em 7 dias, desbloquear o cartão via site e começar a usar.

      Num cartão de crédito internacional o IOF é de 6,38% e neste cartão o IOF é de 0,38%, gerando uma economia de 6%.

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    2. Boa opção mesmo, não sabia dessa possibilidade, mas me diz uma coisa, no momento do cadastro eu já preciso tá pagando os créditos? Aí recebo o cartão em casa e depois só preciso pagar o valor sempre que for usar o cartão, certo? obrigado!

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    3. Robson,

      Não. Quando você receber o cartão pode fazer o primeiro crédito, com no mínimo de US$ 100,00.

      Depois você vai recarregando na medida da necessidade, mantendo um saldo suficiente para você fazer a compra.

      Normalmente, num dia de semana o crédito no Cartão pré-pago é feito umas 3 horas depois da transferência bancária.

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    4. Comecei a fazer o pedido e observei que as opções de doc/ted são realizados por contas do banco do Brasil, Itaú e Bradesco, ainda não tenho conta corrente em nenhum deles, vou vê o que faço aqui.Obrigado pelas informações Marcio!

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    5. Robson,

      Você facilmente consegue abrir uma Conta no Banco do Brasil através do Banco Postal nos Correios. Custa somente R$ 7,00 por mês de tarifa com todas as vantagens de uma Conta Corrente. Outra opção é abrir uma poupança com custo zero em qualquer um destes bancos.

      Existem outros cartões pré-pagos com a mesma funcionalidade. Alguns exemplos são os seguintes:

      http://www.confidencecambio.com.br/confidence-travel-card

      http://www.foxcambio.com.br/2013/cartao-pre-pago.asp

      http://picchionicambio.com.br/visavantagens.html

      http://www.safercorretora.com.br/seguro-viagem/isis/cash-passport-cartao-debito-pre-pago-dolar-euro-libras

      http://www.advirturismo.com.br/?page_id=626

      http://www.daycoval.com.br/default.asp?area=comercio&subarea=cartoes

      Neste site tem todos os com o sistema da MasterCard:

      http://www.cashpassport.com/1/pt/Brasil/multi-currency/Comprando-seu-cartao/

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  20. Boa noite.
    Gostei muito do seu artigo, mas ainda tenho uma dúvida: Fiz três compras de um mesmo comprador, no momento parecia um bom negócio, agora vejo que tudo indica para que seja enganação, vou fazer como o recomendado, esperarei 44 dias após o meu pagamento e entrarei com o caso no Paypal. Quero saber se por ser três compras isso prejudica a minha imagem de compradora?
    Obrigada.

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    1. Não prejudica. Somente começa a ser estranho para o eBay/PayPal quando existem dezenas de reclamações seguidas contra vendedores diferentes. Neste caso não precisa se preocupar.

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  21. ola eu fiz uma compra de um babyliss curl o vendedo disse que me enviou dia 16 mas no historico diz que foi dia 11, o prazo de entrega era se 6 a 10 dias, hoje ja esta com 2 semanas e nao chegou nada. eu fiz o pedido do rempolso, mas mesmo assim estou esperando. o que me preucupa e q o vendedo foi excluido do ebay, tipo nao da pra ver as mercadorias nem mesmo a minha compra. o que vc acha desse casso? sera que realmente ele me enviou?

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    1. Natalia,

      Se sua reclamação foi feita no PayPal, como explicado no artigo acima, você não tem o que se preocupar. Se você não receber a mercadoria, irá receber o dinheiro de volta, mesmo que o vendedor tenha sido excluído do eBay.

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  22. Dicas muito boas. Abri minha contestação hoje. Se receber o dinheiro de volta eu posto como foi o resultado. Valeu!

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    1. Maílson,

      De nada.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

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  23. Ola :) comprei um Iphone 4s dia 19/05/2014 com uma vendedora no Mercado Livre, mas que nao aceitava mercado pago, apenas Paypal. Só que desde entao nao recebi nem o numero de rastreamento e nem resposta de nenhum email que mandei. Abri reclamação por nao recebimento passados 7 dias da compra ( dia 25) e o vendedor tem ate dia 1 de junho para responder. O que acontece caso ele nao responda? Sera que corro risco de perder o dinheiro? No prorio domingo eu liguei para o banco para cancelar a compra, mas é só o Paypal que me reembolsa ou sera que ja serei estornada pelo proprio banco e concluir isso?

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    1. Bruno,

      A reclamação tem que ser com o PayPal e é o mesmo que devolve o dinheiro caso você não receba do produto. Siga o recomendado no artigo acima.

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    2. Ah sim, segui os passos sim.. e agora é aguardar até dia 1° de junho. A minha duvida é se eu terei que depois disso ainda apresentar emails e minhas provas, ou não tendo o vendedor a prova de que eu recebi (pois nao recebi mesmo) o dinheiro já é estornado. A minha preocupação é o tempo que isso demora mais ou menos, vc saberia dizer?

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    3. Bruno,

      Não há necessidade de apresentar provas. O vendedor que tem que provar que o produto foi entregue. Como não foi, você não tem com que se preocupar.

      Quanto ao prazo, se você ainda esta na primeira fase da reclamação, você antes de terminar o prazo de 20 dias terá que escalar a reclamação para mediação do PayPal, como indicado no artigo acima.

      A mediação pode demorar de 5 a 30 dias, conforme o caso, mas normalmente é menos do que 10 dias, quando você deverá receber o seu dinheiro de volta.

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  24. Boa noite,

    Li no ebay que temos o prazo de 30 dias após a data final estabelecida de entrega pelo vendedor para poder reclamar.. ex:: compra paga hoje dia 29/05/2014, ai no caso amanhã eles enviam no dia 30/05/2014, com prazo de entrega entre dia 28/06/2014 a 17/07/2014. Nesse caso o prazo dado pelo vendedor já ultrapassa os 45 dias determinados para poder reclamar pelo paypal, mas. não pelo ebay?? Ebay e paypal não trabalham juntos? Por que o prazo de reclamação tem prazos diferentes? O que fazer nesse caso se ultrapassar os 45 dias mas mesmo assim no histórico da compra ainda esta no prazo para entrega??
    E obrigado pela a atenção e a respostas a todos!!!!!!

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    1. Amarildo,

      Realmente o eBay e o PayPal são a mesma empresa, mas não recomendo você fazer a reclamação conforme as regras do eBay, pois o pagamento é liberado para o vendedor depois de 45 dias. Também não entendo o porquê do descompasso entre estas duas regras.

      Por isto o ideal é reclamar no PayPal, antes de 45 dias da data do pagamento, conforme indicado no artigo acima.

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    2. Muito obrigado pela rápida resposta; e li também que a Fernanda fez quase a mesma pergunta!! É difícil entender uma empresa que trabalha junto, com prazos diferentes.. Depois eles reclamam que as pessoas entram em disputa para reembolsar o dinheiro antes do prazo de entrega, mas se não fizermos isso perdemos o prazo e podemos ficar no prejuízo, ai só basta confiar no vendedor que nem conhecemos, que é um risco... O jeito é isso reclamar no paypal, não chame Brasileiros de malandros depois, sendo que o erro é deles mesmo nos prazos estipulados..... Com isso eles ajudam as pessoas de ma fé a se aproveitar da situação.. VLW você é o cara!!!!!kkkkkk

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    3. Amarildo,

      Realmente parece que e algo feito para confundir. Mas se você sempre contestar pelo PayPal não terá problemas.

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    4. Resumindo ebay so para entrar em contato com vendedor, reclamar mesmo para reembolso ou atraso na entrega somente no paypal com prazo máximo de 45 dias, se estendendo por mais 20 dias apos primeira reclamação! To cheio de coisa para chegar e ainda inexperiente em compras no exterior, mas com sua ajuda agora to bem esperto!!!! Mais uma vez muito obrigado!!!!

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    5. Amarildo,

      Exatamente, mas nunca perca o prazo de reclamar (“claim“) de 45 dias do pagamento e nem o prazo para escalar (“escalate”) de mais 20 dias. Pois, qualquer prazo que você perca, você perde o direito de reclamar.

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  25. Fiz uma compra a um vendedor e paguei via pay pal, so que o mesmo não me enviou o código e não me responde os e-mails e o seu telefone não funciona mais, fiz esse procedimento indicado no início da página e estou na reclamação, ele tem até o dia 22/07/2014 para responder o pay pal, se ele não responder qual o prazo para a devolução do meu dinheiro?será que corro riscos de perder, vi que o vendedor já fez várias vítimas, será que consigo estornar o cartão?

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    1. Rafael,

      Não se esqueça de escalar a reclamação dentro do prazo máximo de 20 dias, conforme explicado no artigo acima. Se você não fizer isto, você perde o direito de reclamar.

      O PayPal depois de escalda a reclamação, normalmente é rápido, isto é, podendo ter uma solução em até 10 dias.

      O risco de perder se o vendedor não tem como provar a entrega do produto é muito pequeno.

      Não recomendo você estornar uma transação feita por você mesmo do Cartão, pois isto é fraude e não funcionaria, já que o cartão voltaria a cobrar de você quando descobrisse que a transação é legitima. Espere PayPal que você terá seu problema resolvido, mas não deixe de cumprir os prazos, conforme o artigo acima.

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  26. Ola abri uma reclamaçao so que nao anexei comprovante nenhum agora tenho os comprovantes de devolução de mercadoria como proceder

    o que acontece se o vendedor não responder a reclamação no prazo

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    1. Poste uma mensagem na reclamação para informar que você tem o comprovante da devolução, colocando as informações do comprovante na mensagem.

      Se o vendedor não responder não acontece nada. Você não pode deixar passar o prazo para você escalar a reclamação conforme explicado no artigo acima.

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  27. Boa tarde, agradecendo novamente a ajuda a todos. Comecei a comprar e não parei mais, comprei 12 itens de vendedores diferentes, 8 chegaram e 4 reembolsaram a grana certinho, depois esses 4 restantes chegaram, depositei a grana de 3 novamente e um estou com problema com um vendedor. É um guidão de bike que quando fui instalar trincou com minimo aperto, agora estou com a grana e o guidão, entrei em contato com ele ele me pediu para enviar a ele que me mandaria um novo. Mas fica muito caro eu pagar o frete para reenviar a ele e ainda depositar novamente a grana do guidão. O que fazer? O que posso sofrer pelo ebay se eu ficar com o guidão e a grana também sendo que ja se passaram 3 meses?? Poderia até enviar mas é caro e se eu enviar e depositar a grana a ele quem garante que ele me mandaria outro e ficaria muito caro ainda. A não ser que eu compre outro dele né??

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    1. Amarildo,

      Não tem problema nenhum de você ficar com o guidão estragado e com o dinheiro. O eBay não penaliza ninguém por isto.

      O eBay/PayPal somente te envia uma advertência quando você tem um volume muito grande de reclamações em relação as sua compras. Mas você está muito distante disto.

      Portanto, ignore o vendedor e não compre mais nada dele e nem pague o mesmo.

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    2. Isso que irei fazer, sem condições de resolver isso sem prejuízo, enviar o guidão e depois depositar novamente fica um absurdo, fora que ele pode n me mandar outro. Vlw tomara que quando precisar da ajuda de alguém te ajudem do mesmo jeito que vc ajuda aos outros. Obrigado!

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    3. Amarildo,

      De nada.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

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  28. Ola marcio.
    Primeiramente parabens por suas informaçoes.
    Eh o seguinte
    Comprei pela primeira vez no ebay e eu tenho um app no meu celular dos correios para rastrear produtos.
    Hoje dia 4 de setembro aparece no rastreio do produto q comprei exatos 43 dias que foi postado de hong kong e a ultima atualizaçao q recebi eh que foi conferido na unidade de trat internacional de curitiba dia 6.8.2014. E desde entao nao recebi mais nenhuma atualizaçao.
    O produto esta vindo por carta registrada.liguei nos correios e foi me passado que eu teria que entrar em contato com o vendedor e ter o nome e endereço completo dele e o meu para entrar com uma reclamaçao.
    Mandei um email para o mesmo e estou aguardando a resposta dele.

    O que vc acha que devo fazer de imediato?
    Estou preocupado da minha encomenda nao chegar.

    Se possivel agradeceria muitooo se pudesse me responder por email. Renanrighi11@gmail.com

    Grande abeaço amigo e parabens

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    1. Renan,

      Entre imediatamente com a reclamação no PayPal para você não perder o direito de reclamar (que termina em 45 dias do pagamento). Com isto você ganha mais 20 dias para receber o produto.

      Não cancele a reclamação, qualquer que seja o argumento do vendedor. Somente cancele se receber o produto correto na sua residência.

      Antes de completar os 20 dias, escale a reclamação para um pedido de reembolso. Eles te mandam aviso quando o prazo estiver vencendo, mas não confie neste aviso, marque na agenda o dia que você terá que escalar. Tudo está explicado no artigo acima.

      Quanto a reclamar nos Correios, não adianta nada, é pura perca de tempo. Eles não têm a mínima ideia de onde seu pacote está. Ele só irá aparecer quando alguém for trabalhar na pilha que está para ser separada para a fiscalização da alfândega. Daí se o código de barras for escaneado, o que nem sempre acontece, vai aparecer uma nova entrada no rastreamento. Mas ultimamente, por falta de tempo, eles só está escaneando quando já está no Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) mais próximo da sua residência.

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  29. Fera, parabéns pela iniciativa em ajudar tanta gente, estou aguardando uma encomenda, se não receber dentro de 40 dias eu entro com uma disputa no paypal... Já faz 30 dias que eu paguei e aguardo... Se não fosse por vc provavelmente muitos aqui não receberiam o produto ou dinheiro de volta... Mais uma vez meus parabéns, que Deus lhe abençoe. Belo trabalho !!! Vlw men !!!

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    1. Obrigado pelos elogios.

      Fique a vontade de colocar dúvidas, sugestões ou críticas.

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    2. Fera, eu fui reembolsado integralmente, eu já posso encerrar a disputa no paypal com esse vendedor ? E em relação a qualificação, eu faço ou não ? Devo aguardar o produto chegar para dá qualificação ? Ou já posso fazê-la de imediato ? Obrigado !!! Vlw Man !!!

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  30. Oi,Marcio,vc poderia me orientar,por favor?
    Eu fiz uma compra num site chamado Farfetch,fiz o pagamento pelo paypal,e hoje deveria receber o produto.Acompanhei a encomenda pelo serviço de rastreamento do site do Correios,e num dado momento,apareceu " Entrega realizada" ,quando nao foi.A pessoa que iria receber a entrega passou o dia em casa,o porteiro disse que nada chegou,etc etc.Liguei para o site dos correios,e obtive a orientaçao de azer uma reclamaçao com os dados do remetente e do destinatario( acho q isso é uma furada).Entao contactei a Farfetch e contei o ocorrido,a atendente disse que iria abrir um " manifesto" ,q é um pedido de explicaçao por parte dos correios( provavelmente alguem recebeu e assinou,e nao foi a pessoa que deveria assinar).Estou com medo de ser enrolada por essa atendente,pois ela disse q me mandaria um email dizendo q iria abrir esse " manifesto",mas horas se passaram e nada de email.Vc acha q eu deveria ja fazer uma reclamaçao junto ao paypal ou deveria tentar resolver com a Farfetch primeiramente?
    Obrigada pela ajuda a todos aqui.
    Carla Chardonnet.

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    1. Carla,

      Preventivamente faça a reclamação no PayPal para você não perder o prazo de 45 dias após o pagamento para reclamar.

      Quanto aos Correios é mais fácil você ir ao Centro de Distribuição Domiciliar, responsável por entregar os pacotes na sua área. Procure o supervisor explique que houve uma entrega errada. Neste caso, talvez, eles possam te dizer aonde foi entregue.

      As reclamações no SAC deles são de resposta muito demorada e soluções muito pouco efetivas.

      No PayPal, antes de passarem os 20 dias, escale a reclamação para um pedido de reembolso, mas não tenha certeza de sucesso, já que houve a confirmação da entrega.

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  31. Respostas
    1. De nada.

      Fique a vontade de colocar novas dúvidas, sugestões ou críticas.

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  32. Olá,

    Comprei um produto e não recebi. O número de rastreio que o vendedor forneceu é inválido. Abri uma disputa no Ebay e perdi o prazo para transformá-la em reclamação, agora não há mais nada a ser feito, né? Já se passaram quase 90 dias desde o pagamento. :(

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    1. Se você perdeu o prazo para “escalar” não existe mais nada que possa ser feito.

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