sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Publicidade de bebidas alcoólicas devia ser proibida


Há um ano foi proposta a proibição parcial da publicidade de bebidas alcoólicas na televisão, mas acabou abandonada após uma saraivada de críticas da mídia. Entenda porque a este tipo de publicidade é tremendamente danosa e porque nada foi feito.


BEBIDA ALCOÓLICA UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA

            Bebida alcoólica é uma droga legalmente aceita que tem um potencial destrutivo igual ou maior do que muitas drogas proibidas. Se analisarmos as estatísticas envolvendo mortes, doenças ou ferimentos envolvendo bebidas alcoólicas chegaremos à triste conclusão que é uma das maiores causas diretas ou indiretas de problemas de saúde ou mortes.

            Normalmente só se associa a cirrose como um problema da bebida, mas se esquece de que problemas cardíacos, diabete e até câncer (veja o link para detalhes) podem ser agravados pelo consumo de álcool.

            Se acrescentarmos a este número os mortos e feridos em acidentes de transito, acidentes de trabalho ou em atos de violência causados pelo consumo de álcool chegamos a números alarmantes.

 PORQUE BEBIDAS ALCOÓLICAS SÃO SOCIALMENTE ACEITAS

            As bebidas alcoólicas têm uma longa tradição na humanidade, praticamente desde que se iniciou a agricultura há quase 12.000 anos atrás, se entranhando nos usos e costumes de todas as culturas, de tal forma que uma proibição do seu consumo seria totalmente inócua e só geraria mais violência.

Não me entendam mal, não sou contra a comercialização e ao consumo. Todos têm que ter liberdade de fazer o que bem quiser desde que não prejudiquem terceiros, apenas é um absurdo que o seu consumo seja incentivado de forma tão aberta.

Em tempos recentes a única tentativa de se proibir as bebidas alcoólicas foi no EUA, com a Lei Seca entre 1922 e 1933, gerando uma fonte de lucro gigantesca para a Máfia, que dominou o contrabando e a comercialização, gerando uma das eras mais violentas nos EUA.

O QUE DEVE SER FEITO ENTÃO PARA DIMINUIR SEU CONSUMO

            A forma mais efetiva de se diminuir o consumo é fazendo o mesmo que foi feito em relação ao cigarro, com excelentes resultados no mundo inteiro.

   As principais medidas seriam proibir a publicidade, afixar nas bebidas os problemas que elas podem causar pelo seu consumo, fazer campanhas de esclarecimentos a população que mostrem que o consumo de bebidas não é chique e nem está na moda, mas sim algo que pode levar a degradação e ao isolamento.

  Outras medidas seriam a assunção automática de teor alcoólico acima do limite para quem se negasse a fazer o teste do bafômetro, com perda permanente da carteira de motorista e a permissão que empregadores fizessem teste de teor alcoólico em funções que pudessem envolver risco de vida para o próprio testado ou terceiros.

PORQUE NADA FOI FEITO PARA PROIBIR A PUBLICIDADE

            A indústria de bebidas é uma das mais poderosas do planeta, até porque é uma das poucas que tem o direito legal de produzir uma droga, gastando uma enormidade em “lobby” para impedir qualquer mudança na legislação que as prejudique. Além do mais, a indústria de bebidas é um dos principais anunciantes da mídia, principalmente da televisão, e com isto tem toda a mídia a seu favor.

            A mídia, toda vez que surge a proposta de proibir a publicidade, grita em coro que estão querendo acabar com a “liberdade de imprensa” e diz que já tem um órgão para regular a publicidade que é o CONAR. Só que como vimos no artigo Propaganda enganosa – Porque ninguém resolve, é obvio que o CONAR jamais proibiria a publicidade de bebidas, já que iria contra seus próprios interesses (já que o CONAR é um colegiado da própria mídia).

            Pelo mesmo motivo a imprensa foge do assunto de quão grave o problema da bebida alcoólica no Brasil e quando coloca alguma coisa mostra como se fosse um fato isolado causado por alguém sem equilíbrio. E muito pelo contrário está a todo o momento incentivando o seu consumo através da publicidade e da apresentação de festas e eventos onde celebridades estão consumindo bebidas, servindo de estimulo para todos seguirem seus ídolos.

            Isto até lembra o passado do cigarro, com as famosas publicidades do cigarro Malboro, com um cowboy cavalgando pelas pradarias e os filmes com todas as estrelas fumando do início ao final do filme. Neste tempo fumar era chique e um elemento de integração social, como hoje ainda é a bebida.

O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS COMEÇA CEDO
           
Os adolescentes já começam a beber cedo, mesmo com a proibição de comercialização para menores. Basta chegar perto de um grupo de adolescentes numa balada ou de noite na rua e você verá quantos estão carregando garrafas cheias de pinga, vodka, vinho, etc. É o famoso esquentar para a noite, que muitas vezes leva a desgraças quando todos já estão pegando fogo.

            Afinal quem não cai no apelo levado pelo grupo, pela publicidade e pelos exemplos vistos através das celebridades. É chique beber, conhecer de bebidas, principalmente vinho e champanhe que até tem livros e programas explicando a forma correta de consumir. Todo mundo quer ser chique e parecer com seus ídolos.

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.

            Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.