quarta-feira, 31 de março de 2010

Golpe do curso de informática / inglês


          Infelizmente, até quando queremos nos aprimorar, fazendo cursos, somos cercados por espertos que querem pegar nosso dinheiro sem dar nada em troca. Saiba como evitar estes truques e conseguir o máximo pelo que pagamos.


O GOLPE DA BOLSA DE ESTUDOS

            Um golpe muito comum neste meio é você ser abordado por um vendedor que do nada te diz que você acabou de ganhar uma bolsa de estudos.

Você feliz da vida começa a preencher toda papelada para ganhar a “bolsa de estudos”, e no final o vendedor te fala, a única coisa que você terá que pagar é o material didático. É o famoso “presente de grego”.

Você fica sem jeito de recusar, já que iria perder a tal “bolsa de estudos”. Só que o material custa o valor do curso inteiro e o curso é de péssima qualidade, já que o único objetivo é vender o material (que também é lamentável).

NÃO SÃO CURSOS, MAS SIM EMPRESAS DE VENDAS

Existem vários grupos, alguns inclusive grandes que usam deste artifício. Normalmente nestes grupos a área de vendas é muito maior do que a área de ensino, já que o único objetivo é empurrar o máximo possível de “cursos” para consumidores incautos.

Infelizmente, se você comprou, não existe mais nada que possa ser feito e você terá que arcar com o prejuízo.

O GOLPE DO PACOTÃO

            Outro golpe que está tomando embalo, principalmente nos cursos de informática é de oferecer um pacote de vários cursos, por um período longo, chegando às vezes a mais de 24 meses, dando “descontos” irrecusáveis, que são válidos por “tempo limitado”.

            No golpe do pacotão, o consumidor é fisgado por um “desconto” que é fictício e pressionado pelo “tempo limitado” que é uma invenção do vendedor para forçar uma decisão rápida do consumidor.

            No final da venda o consumidor assina um contrato, que obriga ele ao pagamento até a última parcela, sem possibilidade de desistência, às vezes inclusive com Notas Promissórias para garantir o pagamento.

CURSOS DE BAIXA QUALIDADE EM QUE A MAIORIA DESITE NO MEIO

            Normalmente os cursos são de baixa qualidade, com professores não qualificados para lecionar e o consumidor acaba desistindo no meio. Neste momento ele é informado que o pagamento tem que ser feito até o final, mesmo se ele desistir, pois ele assinou um contrato (e/ou Notas Promissórias) e caso contrário o nome dele será incluído no SPC.

            Claro que tudo isto é apenas jogo de cena, pois nenhum contrato abusivo prospera na justiça, mas no final de muita discussão darão a ele a opção de pagar mais 30 dias de aviso prévio para poder romper o contrato.

COMO CANCELAR O PACOTÃO

            No meu entender, como estes cursos são pagos sempre antecipadamente e um contrato abusivo é invalido por natureza, nem o aviso prévio é devido. Você não deve pagar mais nada.

No dia que você desistir faça um carta com o aviso da sua desistência em duas vias e entregue na secretaria do curso e peça para que assinem o recebimento na 2ª via (que fica contigo).

            Se negarem assinar o aviso de recebimento, faça com que duas testemunhas (colegas seus do curso) assinem a 2ª via, qualificando a testemunha com nome, endereço e CPF, informando da entrega da carta e da negativa da secretaria do curso em assinar o recebimento.

            Esta carta servirá como prova num eventual processo contra o curso caso o seu nome seja incluído no SPC. Avise já que se seu nome for para o SPC que você entrará na Justiça para reclamar Danos Morais e Materiais.

QUE FAÇO SE O NOME FOR PARA O SPC

            Normalmente o aviso já é o suficiente para não fazerem a besteira de colocar seu nome no SPC. Se isto não funcionar e o seu nome for incluído no SPC, entre no Juizado de Pequenas Causas (explicação no link) e peça tudo que você tem direito.

MAS AFINAL, COMO ENTÃO ESCOLHO MEU CURSO

Primeira regra, jamais faça um curso, em que você não possa se dedicar um tempo igual ao do curso para estudar a matéria por conta própria. Cursos em que você só assiste e não tem nenhuma outra atividade extra curso é perca de tempo e dinheiro. Com o tempo você irá perceber que não está aprendendo nada e irá jogar fora todo investimento em dinheiro que já fez no curso e no material.

JAMAIS ESCOLHA UM CURSO PELA PUBLICIDADE OU LÁBIA DO VENDEDOR

Segunda regra, escolha curso que sejam conceituados na sua área de atuação e em que você tenha testemunhos de colegas seus que tenham efetivamente avançado nos estudos após a conclusão dos mesmos. O mercado de cursos é lotado de enganadores, onde se vende literalmente “vento”, sem material didático apropriado e com professores com baixa qualificação.

Na dúvida sobre a qualidade de um curso busque no Google o nome do mesmo, que você provavelmente irá encontrar tanto testemunhos positivos quanto negativos. Veja também as reclamações no Reclame Aqui. Tem algumas dicas interessantes no artigo do site OMelhorIngles de como escolher um curso de inglês. Tire daí suas conclusões. Só não caia na conversa de vendedor.

NÃO ENTRE NUM CURSO SE VOCÊ NÃO ESTÁ MOTIVADO PARA TAL

            Jamais entre num curso, porque todo mundo está fazendo, ou porque está na moda, ou porque você está sozinho e quer encontrar novos amigos (existem locais melhores para isto). Entre somente num curso se você se interessa pelo conteúdo do curso e está motivado para ir do começo ao fim.

            Se você reparar em todos os cursos de inglês as turmas básicas são cheias, as intermediárias têm menos de um terço dos alunos do básico e as avançadas nem têm um décimos de alunos das turmas básicas, e isto se o curso é bom. Num curso ruim a proporção é ainda pior.

            A maioria absoluta das pessoas abandona o curso no meio perdendo todo o investimento, exatamente porque já entrou sem estar motivado para tal.

CONSIGO APRENDER SEM CURSO?

            É possível se aprender informática e inglês (ou outra língua) sem jamais entrar numa sala de aula e de graça. O único pré-requisito é força de vontade e tempo.

            Reserve um espaço na sua agenda, de pelo menos 1 hora por dia, pelo menos 5 dias por semana, sem TV ligada, num local sossegado, e dedique integralmente este horário ao estudo.

            Existem cursos gratuitos na Internet sobre quase todos os assuntos. Para inglês (ou outra língua) veja o artigo  Como aprender idiomas gratuitamente.

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.
           
            Veja também: