Somente para alguns tipos de reclamação, aquelas que provavelmente você conseguiria resolver diretamente com a Empresa. Portanto a resposta é não. Mas veja neste artigo o motivo.
O MAIOR SITE BRASILEIRO DE RECLAMAÇÕES
O Reclame Aqui é maior site brasileiro de reclamações, ganhando de goleada dos seus concorrentes www.confiometro.com.br, www.denuncio.com.br e www.reclamao.com.
COMPARANDO COM OS EUA
Ele tem 9 anos de existência mas o total de reclamações postadas é de cerca de 330 mil reclamações, com 34% sem nenhuma resposta para o usuário. Para ter uma idéia como estamos defasados em relação ao EUA, o principal site deles de reclamações é o BBB (Better Business Bureau), que existe desde 1995, e somente nos EUA, no ano de 2008 teve mais de 860 mil reclamações, com somente 23,1% de reclamações não resolvidas (mas a maioria absoluta teve alguma resposta).
RECLAME AQUI É MOVIDO A PUBLICIDADE
Existem algumas diferenças entre o espírito dos 2 sites, o Reclame Aqui é um empreendimento comercial que vive de reclamações, não importa se elas sirvam ou não para melhorar as empresas. No caso deles, quanto mais reclamações melhor e, portanto, se as empresas forem desorganizadas, com SACs que não funcionam é melhor ainda, pois eles terão mais acessos. A receita deles é da publicidade aplicada no site e ela só é bem sucedida quanto mais acessos tiver o site. Isto é, eles vivem dos problemas alheios, quanto mais problemas melhor e eles não têm interesse de mudar este quadro, pois isto iria contra o negócio deles. É, mais ou menos, como os Jornais que vivem de crimes, quanto mais crimes maior a venda do jornal.
BBB É UMA ORGANIZAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS
Já o BBB (Better Business Bureau) é uma Organização sem fins lucrativos financiada pelos próprios empresários. O interesse deles é o inverso do Reclame Aqui, eles querem melhorar os seus respectivos negócios para que as reclamações diminuam, e com isto eles tenham os clientes mais satisfeitos. Portanto o trabalho deles é cada vez mais bem sucedido, quanto menos reclamações houver, e quanto mais reclamações forem resolvidas.
RECLAME AQUI RESOLVE MUITO POUCO
Por isto vemos índices ruins no Reclame Aqui de empresas que praticamente nem respondem as reclamações, como as seguintes: Telefônica, Oi, Vivo, Brasil Telecom, Banco Itaú, Correios, Banco do Brasil e todas ligadas ao Poder Público. Se o Reclame Aqui quisesse resolver já teria procurado o SAC destas empresas e apontado a sua reputação vergonhosa e certamente a empresa teria mudado sua postura. Só que como eles vivem de problema, não tem nenhuma motivação para isto. As empresas que descubram por si só.
Pela sua irrelevância recentemente a Claro decidiu não mais responder a reclamações postadas no Reclame Aqui, até porque a sua ação era exatamente a mesma que teria o consumidor se reclamasse diretamente ao SAC da Claro, além de que quase todos seus concorrentes já não respondiam.
RECLAME AQUI TEM MÊDO DE CONCORRENTES
Além do mais o Reclame Aqui consistentemente remove comentários de usuários que se refiram a algo que possa significar concorrência a eles, como, por exemplo, comentários a respeito do meu BLOG. A alegação deles para remover é que é proibido publicar comentários com finalidade comercial. Só que o meu BLOG é de UTILIDADE PÚBLICA sem nenhuma razão comercial e ajuda EFETIVAMENTE os consumidores a resolverem os seus problemas e não entrar mais em furada.
Quem é competente não deveria ter medo de concorrência. Internacionalmente todos os sites 2.0 liberam todo tipo de comentário, pois isto aumenta o trafego no site.
EM RESUMO, RECLAME, MAS SAIBA QUE NÃO RESOLVE
Afirmo isto, porque muitas pessoas pensam que basta postar uma reclamação e com isto terá o seu problema resolvido, e isto está longe da verdade. Acho sim que é importante se postar as reclamações no Reclame Aqui, no www.confiometro.com.br, no www.denuncio.com.br, no www.reclamao.com e no BUSCAPÉ, mas isto mais serve para alertar outros consumidores do que efetivamente para resolver o seu problema.
RECLAME AQUI NÃO RESOLVE, SÓ REGISTRA
O Reclame Aqui não resolve seus problemas por que:
Se limita a passar um e-mail da reclamação para o e-mail do reclamado;
Tem o cadastro errado, com empresas em duplicidade e também com empresas com nome trocado ou errado, certamente também sem o e-mail atualizado ou contato de muitas empresas;
A maioria absoluta das empresas ignora solenemente o Reclame Aqui, pois apesar de ser o maior site de reclamações do Brasil também é desorganizado e mal construído (apesar de já existir a 9 anos) e, com isto, difícil de se localizar a empresa reclamada. Na prática o consumidor usa pouco o site para consultar empresas inidôneas;
O Reclame Aqui não procura as empresas, mesmo as grandes, para alertar dos seus índices negativos altos, pois isto não é a proposta deles;
O Reclame Aqui não alerta seus usuários de empresas que estão aplicando golpes no mercado, como a STOPPLAY , apesar de ter uma base de dados extremamente rica (mas pobremente usada). Eles só colocam numa lista gigantesca, com mais de 1000 empresas, incluindo todas que não respondem as reclamações, de difícil uso pelos usuários, já que mistura uma série de empresas idôneas com golpistas. Também a lista é incompleta já que muitos clientes nem conhecem o Reclame Aqui, e quando surge à primeira reclamação no site, a empresa já pode estar a meses aplicando golpes;
A STOPPLAY ficou aplicando golpes de 30/11/2007 (data da primeira reclamação de não entrega) até junho de 2008, portanto durante 7 meses, sendo que bastava se ler as 10 primeiras reclamações, que aconteceram em 5 dias, até o dia 04/12/2007 que ficava evidente que era uma empresa inidônea. Se o Reclame Aqui se tivesse lido as reclamações o golpe poderia ter sido estancado muito mais cedo, e talvez tivesse um número muito menor de pessoas lesadas. Bastava o Reclame Aqui ter alertado o BUSCAPÉ (e é claro que se conhecem) e com isto a STOPPLAY não teria mais seu principal meio de divulgação, o BUSCAPÉ. No entanto o total de pessoas lesadas foi de 2398 e isto somente dos que reclamaram no Reclame Aqui.
COMO ENTÃO RESOLVO MEU PROBLEMA?
Para resolver o seu problema alguns passos estão descritos no Como reclamar e resolver e o setor específico de telecomunicação no Como fazer reclamação na ANATEL.
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