sábado, 7 de novembro de 2009

Como foi o golpe da StopPlay


            A StopPlay é um caso emblemático de furada na INTERNET, cujo site foi recentemente tirado fora do ar (em meados de junho de 2009). O esquema de negócio é uma espécie de bicicleta (ou pirâmide), aonde eles trabalham com o dinheiro do cliente. 

            Funciona da seguinte forma: anunciam com preços muito agressivos, normalmente é sempre um dos melhores preços num site de comparação de preço, demoram muito a entregar, pois eles usam o dinheiro dos clientes para atender a clientes antigos e quando o negócio atinge um volume que a operação bicicleta não mais funciona, eles somem do mercado e deixam centenas de clientes que já pagaram sem receber o produto.

BUSCAPÉ QUE LEVA PARA ESTE TIPO DE SITE

            Os sites de comparação de preços como o BUSCAPÉ, sem estarem diretamente envolvidos, ajudam a prosperar este tipo de aventureiro. Isto porque para eles se tornarem conhecidos eles precisam ganhar no preço de todos os concorrentes num site tipo o BUSCAPÉ, e o processo de cadastro de um lojista no BUSCAPÉ é automático sem maiores verificações. Além do mais o BUSCAPÉ permite que pessoas fantasmas façam postagens de avaliações dos lojistas, e com isto o próprio lojista posta centenas de avaliações positivas sobre si próprio, com vários nomes diferentes, dando uma falsa impressão de solidez. Para evitar esta armadilha siga as recomendações de uso do artigo BUSCAPÉ.

RECLAMAÇÕES NÃO IMPEDEM O GOLPE

         A StopPlay é o sétimo colocado do Varejo em reclamações no  RECLAME AQUI com 2394 reclamações. A grande maioria das reclamações por não entrega. A partir do dia 16/06/2009 deixaram de responder as reclamações no RECLAME AQUI, provavelmente a pirâmide estourou neste ponto.

            Infelizmente os sites como BUSCAPÉ ou mesmo o RECLAME AQUI não estão estruturados para avaliar um caso quando ele se torna grave, o que bastaria ler com atenção as reclamações postadas e com isto no caso do BUSCAPÉ imediatamente descadastrar o lojista e no caso do RECLAME AQUI colocá-lo imediatamente numa lista negra para consulta. As autoridades são também completamente omissas, esta pirâmide já estava dando sinais claros desde julho de 2006 (portanto a mais de 3 anos atrás     , provavelmente com centenas de ações nos PROCONs estaduais e nos JUIZADOS DE PEQUENAS CAUSAS. Se houvesse um cadastro nacional destas causas certamente se teria um cenário claro do golpe.

GOLPES SE REPETEM INDEFINIDAMENTE

            Estes mesmos procedimentos se repetem, muitas vezes com os mesmos donos, basta eles abrirem uma nova empresa, fazerem um novo site, se cadastrarem no BUSCAPÉ e começa um novo golpe. Um outro exemplo é a Novatec Informática (de Mogi das Cruzes), com 213 reclamações, quase todas por falta de entrega, que deixou de responder as clientes em julho de 2009 e também teve o site tirado fora do ar. No caso deles a pirâmide tinha iniciado em julho de 2008, portanto ficou um ano no ar lesando os clientes.          

ELETRÔNICOS SÃO A ISCA 

            Normalmente os golpes na INTERNET estão concentrados em produtos eletrônicos de alta atratividade como: notebooks, celulares, câmeras digitais, filmadoras, etc. O motivo desta concentração neste segmento é que são produtos que o cliente compra facilmente na INTERNET e que um preço barato é facilmente reconhecido por comparação.