Parece impossível, mas de 3 anos para cá isto se tornou perfeitamente possível. Foi inaugurado um site, em 2007, chamado Livemocha que hoje é o maior site de aprendizado de línguas do mundo, hoje com mais de 6 milhões de inscritos. Se você tiver força de vontade e se dedicar pelo menos uma hora por dia, em um ano já terá uma boa noção da lingua e em dois anos já estará falando e lendo com certa fluência.
COMO USAR O LIVEMOCHA
Entre no site Livemocha, e se você quiser ver ele em Português basta se posicionar no topo da tela a esquerda e clique onde está escrito “Select a language”, que irá aparecer uma lista com vários idiomas, entre eles o Português.
Agora você vai ter que se registrar, o que é super rápido e fácil e se inscrever nos cursos que você quiser. Existem todos os idiomas mais comuns e alguns bem incomuns. Não exagere na quantidade de idiomas que você vai fazer de uma só vez, isto pode ficar bem confuso. O ideal é escolher um idioma só e se dedicar 1 hora por dia no mínimo. Com esta dedicação em 6 meses você já saberá o básico.
Os cursos são bastante simples, com cada aula divida basicamente em 3 módulos:
· No primeiro vai te dar noção através de exercícios bem fácil da relação entre imagens, palavras escritas e vocalizadas;
· No segundo você vai ter que escrever um pequeno texto e submeter este texto a outras pessoas da comunidade que tenham este idioma como nativo;
· No terceiro você vai ter que gravar um texto (tudo diretamente no computador) e submeter esta gravação a outras pessoas da comunidade que tenham este idioma como nativo.
Existe uma parte paga dos cursos, mas que é absolutamente desnecessária para quem tem força de vontade. Nesta parte paga você pode tirar dúvidas com especialistas em cada idioma.
LIVEMOCHA TAMBÉM É UM SITE DE RELACIONAMENTOS
A bossa não termina por ai, não se trata apenas de um curso, mas de uma comunidade virtual, aonde você pode fazer amigos no mundo inteiro e principalmente de pessoas que também tem interesse em aprender idiomas.
O ideal, por exemplo, se você estiver aprendendo inglês, é procurar pessoas que de idioma nativo inglês, que tenham boa cotação (todo mundo recebe uma cotação pelo seu empenho no site) e que estejam aprendendo português. Ai é um jogo de troca, você ajuda e é ajudado.
Mais ainda, dentro do site você pode a qualquer momento escolher alguém de idioma nativo da língua que você está aprendendo e tentar uma conversação. Mas só parta para isto quando você tiver terminado as lições básicas, pois se não você só vai ficar gaguejando.
MATERIAL ADICIONAL DE APRENDIZADO
Uma dica adicional, depois que você passar de um determinado nível, dá para continuar aprendendo através de “audiobook” (áudio-livro) e do seu “e-book” (livro eletrônico) correspondente. Existem centenas de “audiobooks” gratuitos na INTERNET e se você quiser pagar uma ninharia existem milhares no Ebay, o mesmo vale para os correspondentes livros escritos. Basta entrar no Google com “audiobook free” para ter dezenas de sites com opções e o mesmo para livros “e-book free” ou “book free”. É uma excelente forma de aprendizado você ler o texto e ao mesmo tempo escutar.
Uma dica final para quem gosta de filmes é assistir aos filmes no idioma original com legendas no mesmo idioma. Se isto é uma prática constante, tem, ha longo prazo, um poder de fixação enorme.
Se estiver disposto a gastar um pouco de dinheiro, para fixar o inglês (somente para quem já tem o nível Intermediário) vale à pena, também a revista mensal Speak Up. Tem pequenos artigos acompanhados pelo áudio em MP3 e fornece junto ao artigo a tradução das palavras mais difíceis. Se você não se importa em usar edições antigas, você pode pagar menos da metade do preço de capa comprando as revistas no Mercado Livre.
Veja mais dicas de como aprender idiomas gratuitamente no seguinte artigo:
Como aprender idiomas gratuitamente (2).
Veja mais dicas de como aprender idiomas gratuitamente no seguinte artigo:
Como aprender idiomas gratuitamente (2).
Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.
Veja também: