quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Como trocar produtos


            Dicas de como trocar produtos novos ou com defeito que você acabou de comprar na loja ou na Internet e como normalmente é a política de troca na maioria das empresas. Explica o que o código de defesa do consumidor determina nestes casos.


COMO TROCAR

            Em primeiro lugar vamos estabelecer alguns procedimentos que irão ajudar a trocar produtos em caso de necessidade:

Deve-se exigir e guardar sempre a Nota Fiscal de Compra para poder exercer a garantia do produto caso necessário. Caso você tenha perdido é facultado ao consumidor pedir uma 2ª via no lojista, o que normalmente é feito pelos grandes lojistas, mas com bastante demora.

Se for produto muito caro sugiro que peça para testar na própria loja, o que também é um direito do consumidor que você deve exigir. Caso o lojista não queira testar compre em outra loja. Nas compras pela Internet isto não é possível, mas por outro lado você tem 7 dias para se arrepender da compra.

Assim que o produto chegar em casa, abra a embalagem cuidadosamente, para não danificá-la, teste o produto com o máximo cuidado, para não deixar marcas ou risco, de preferência mantendo a maior parte dos plásticos/papeis protetores.

Faça o teste em todas as principais funcionalidades do produto, pois às vezes uma característica funciona, mas outra não.

Guarde a embalagem cuidadosamente por pelo menos um mês, já que mesmo que ele tenha funcionado pode, num curto prazo, vir a não funcionar.

TROCA DE PRODUTO NOVO

            A maioria dos lojistas tem um prazo de troca de até uma semana para troca de produtos novos, desde que eles estejam intactos e na sua embalagem original. Para compras efetuadas pela Internet isto é lei, portanto é uma obrigação do lojista devolver o dinheiro (ou trocar) no caso de arrependimento do consumidor, desde que o produto esteja intacto. Nas compras efetuadas pela loja esta é uma liberalidade, já que o código de defesa do consumidor não abrange esta modalidade.

            Em alguns casos, para alguns tipos de produto, o lojista não troca, por uma questão de segurança, já que ele não tem como verificar se o produto realmente se encontra intacto. Por exemplo, na compra de roupas íntimas (por razões óbvias), ou de um computador, aonde existem muitas partes removíveis e é de difícil teste.

            Se você tiver dúvida da política de troca do lojista é melhor perguntar antes de comprar.

TROCA DE PRODUTO COM DEFEITO

            Não é uma obrigação do lojista, mas normalmente existe um prazo de troca de 3 a 7 dias da compra para troca de produtos com defeito. Vale a mesma regra que no produto novo: produto sem nenhum sinal de uso, como marcas, sujeiras ou riscos e embalagem intacta. Quanto mais tecnológico o produto mais rigorosa a vistoria para possibilitar uma troca, como, por exemplo, em celulares, onde qualquer mínimo risco no aparelho ou na tela é motivo para ele não ser trocado. Por isto muito cuidado ao testar o produto.
           
            Para compras pela Internet, a interpretação das empresas é que se o produto foi testado e, portanto, teve sua embalagem violada, não houve arrependimento do consumidor e, com isto, algumas empresas não trocam e mandam o consumidor para a Assistência Técnica.

            Esta interpretação é facilmente contestável na justiça, já que no código de defesa do consumidor, não existe nenhuma limitação definida para o caso do consumidor se arrepender, dentro do prazo de 7 dias, pelo fato do produto não funcionar, ou funcionar de forma diferente do que ele gostaria. É uma causa ganha, desde que o produto esteja realmente intacto, apesar de testado, mas pode demorar vários meses até você ter seu dinheiro de volta.

            Nas compras pela Loja o lojista pode se prender ao termo de garantia, e indicar que o consumidor tenha que usar a rede de Assistência Técnica, e neste caso ele está amparado pela lei.

            Se você tiver dúvidas quanto à política de troca de defeituosos, pergunte ao lojista antes de comprar.

            Para outros detalhes veja o Código de Defesa do Consumidor na práticaDireitos do consumidor na prática.

            Qualquer dúvida não deixe de escrever um comentário, que será prontamente respondido.

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.
           
            Veja também: