Infelizmente quando acaba a garantia de um produto, acaba também qualquer “lua de mel” que possa ter havido entre nós e o fabricante. Neste momento somos entregues a própria sorte. Saiba como consertar o seu produto sem gastar um absurdo.
PORQUE MUITAS ASSISTÊNCIAS TÉCNICAS COBRAM UM ABSURDO
A nomeação de Assistências Técnicas pelo fabricante segue a seguinte lógica: o fabricante paga pouco para a Assistência Técnica nos consertos dentro do prazo de garantia, mas em compensação a Assistência Técnica esfola os clientes depois que a garantia termina. O fabricante faz vista grossa para esta extorsão, até porque se você desistir do conserto, até é bom, pois significa que você terá que comprar um produto novo.
O fabricante pelo seu lado também se aproveita desta mesma lógica e cobra das Assistências Técnicas pelas peças de reposição algo próximo do dobro da margem usada para um produto novo. Isto é, teoricamente se a Assistência Técnica montar um produto novo a partir das peças compradas, só de peças o produto custaria o dobro.
QUAL O CRITÉRIO DE COBRANÇA DA MAIORIA DAS ASSISTÊNCIAS TÉCNICAS
Independente do defeito o critério de cobrança é 50% do preço do produto novo dependente do nível de renda da região atendida e da cara do freguês. Portanto espere um valor alto sempre que for numa área rica da cidade e você tiver uma aparência abastada.
UM CASO REAL COM UM CELULAR MOTOROLA NEXTEL
Recentemente tive uma experiência interessante neste sentido. Um telefone celular Motorola Nextel caiu e quebrou somente o vidro do visor, mas com ele funcionando perfeitamente, inclusive o visor. No caso de telefones Nextel a assistência não é oferecida pelo fabricante, mas sim pela própria Nextel.
Fui para a Nextel mais próxima da minha residência e o orçamento para conserto foi de R$ 650,00 para um celular novo que custa R$ 899,00. Fui para um mercado popular que existe no Rio de Janeiro na Uruguaiana e consegui consertar o aparelho com um visor original, ainda protegido no plástico, por R$ 80,00, e ficou perfeito.
COMO ENTÃO CONSIGO CONSERTAR UM PRODUTO
Para consertar um produto siga então os seguintes procedimentos:
1) Ao deixar um produto numa Assistência Técnica retire todas as partes removíveis, tipo bateria, memória, etc. Isto garante que elas não sejam trocadas por uma usada ou de pior qualidade. Ainda assim existe o risco de serem retiradas ou trocadas outras peças dentro do seu produto;
2) Jamais deixe que o conserto seja feito sem um orçamento prévio, e se tiver tempo peça para o orçamento ser feito na hora;
3) Peça para ser especificado o defeito no orçamento e que peças serão trocadas;
4) Se o orçamento for próximo de 50% do preço do produto novo saiba que está sendo usada a “lei dos 50%” e, portanto, pode ter quase certeza de que existe treta;
5) Se a sua resposta ao orçamento for negativa, nunca passe isto por telefone, pois você corre o risco de ter seu produto depenado. Faça isto pessoalmente e de preferência já com o produto em mãos, com o técnico explicando qual conserto pretende fazer;
6) Se você achar caro, escolha uma Assistência Técnica, num bairro popular, pois os preços sempre se adaptam ao seu público;
7) Para conseguir preços ainda mais baratos escolha uma Oficina Popular tipo “conserta tudo”, não autorizada do fabricante, mas que tenha peças originais, localizada em bairros ou mercados populares.
As oficinas populares tipo “conserta tudo” tem preço em conta, pois vivem somente de consertos fora da garantia não tendo que consertar produtos em garantia. As peças de reposição normalmente não são compradas dos fabricantes, mas retiradas de produtos sem conserto da mesma marca que são comprados por preços muito mais em conta do que dos fabricantes.
E SE NÃO CONSEGUI CONSERTAR O PRODUTO
Se depois de seguir os passos acima não consegui consertar o produto por um preço em conta, da próxima vez que for comprar não compre da mesma marca, pois aí você estará premiando um fabricante pelas suas práticas desonestas. Faça também um boicote à marca, nunca mais comprando desta marca e sempre falando mal da mesma para terceiros.
Quanto ao produto, doe para uma pessoa sem recursos, pois terá muito mais facilidade do que você, para consertar por um preço em conta, ou mesmo vender o produto no estado para uma destas oficinas populares.
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