segunda-feira, 15 de março de 2010

Como buscar e baixar Torrents


Saiba, através do arquivo torrent, como buscar o seu filme (movie), seriado da TV, programa (software), jogo (game) música, livro (book), etc. e como baixá-lo e usá-lo no seu computador.

Simplificadamente, Bittorrent é uma técnica de baixar (download) arquivos da Internet em pedaços que podem vir de diferentes fontes ao mesmo tempo. Um arquivo torrent tem um índice que aponta para as diferentes fontes do mesmo arquivo. Quanto mais popular o arquivo, mas fácil e rápido será baixá-lo.


MAIOR SEGURANÇA COM OS TORRENTS

A possibilidade de vírus, usando o torrent, é bem menor já que o arquivo é quebrado em dezenas ou centenas de pedaços que são baixados de fontes diferentes.

COMO FUNCIONA O TORRENT

            Primeiro tenho que achar um arquivo tipo torrent relacionado ao arquivo que busco. Depois tenho que baixar este arquivo para meu computador, o que pode ser feito através do próprio navegador da Internet (Internet Explorer, Firefox, etc.). E finalmente através de um programa tipo BitTorrent baixar (download) o arquivo que busco através do torrent.

QUAIS OS OUTROS TIPOS DE DOWNLOAD DE ARQUIVOS EXISTENTES?

            Além do torrent, podem ser baixados (download) arquivos:

            Diretamente de um servidor de arquivos tipo o Download.com (para softwares em geral);

            Através de sites distribuidores de vídeos como o YouTube, Google Vídeos, Yahoo Vídeos, Globo Vídeos, etc.

            Através do programas “compartilhadores p2p” tipo Limewire, KazaaAres ou eMule (links para download);

Através de sites de upload de arquivos tipo o RapidShare, o MegaUpload ou outros sites de compartilhamento de arquivos grandes (veja os links para explicações).

            Veja mais detalhes no artigo Download (baixa) de arquivos (como fazer).

O QUE ACHAMOS COM MAIS FREQUÊNCIA NOS TORRENTS?

            As baixas (download) através de arquivos torrents são mais apropriadas para arquivos muito populares e de tamanho grande (acima de 200 Mb) em que outro tipo de baixa (download) seria muito mais lenta. Normalmente é para aquele vídeo / filme que todo mundo anda vendo. Para arquivos menos populares o RapidShare (ou outros equivalentes) é mais prático.

BUSCA DE TORRENTS (SEARCH)

            A busca (search) de torrents pode ser feita através do Google colocando a palavra “torrent” mais o nome do arquivo que você busca (filme, programa, música). Opcionalmente você também pode colocar o formato do arquivo que você quer baixar, como, por exemplo: ISO, AVI, DIVX, etc.

            Uma busca (search) mais direta pode ser feita, gratuitamente (free) usando sites especializados em torrent, como por exemplo:

ThePirateBaymaior site de torrents do mundo. Apesar do nome é totalmente confiável e uma organização sem fins lucrativos. Todos os arquivos torrent estão no próprio ThePirateBay e são carregados por usuários registrados na comunidade. Você tem acesso aos comentários feitos por usuários que fizeram o download e outros arquivos carregados pelo mesmo usuário. Em fim, um meio bem seguro de se baixar torrents;

Torrentz – é um dos maiores site de busca de torrents que indica outros sites que tenham o arquivo torrent para ser baixado;

IsoHunt – é tão grande quanto o Torrentz com as mesmas funcionalidades. Particularmente eu acho mais fácil de usar. Está sendo processado por infringir direitos autorais, mas por enquanto continua oferecendo o mesmo conteúdo;


Mininova – não mais oferece conteúdo protegido por direitos autorais, portanto ficou fraco perante seus concorrentes;



BUSCADORES DE BUSCADOR DE TORRENT

Torrent-Finder - simplifica muito seu processo de busca, pois faz a busca em todos os principais buscadores (finder) de torrents e apresenta os resultados separados por buscador.

TorrentScan – idem;

ScrapeTorrent – é um buscador (finder) de buscadores que apresenta todos os resultados na mesma tela e ordenados da forma que você escolher;

         Existem centenas de outros buscadores (finder) de torrents, mas com certeza você vai encontrar o que deseja usando os buscadores acima.

E SE EU NÃO SEI INGLÊS?

Um conhecimento mínimo de inglês é interessante, já que todos os sites são em inglês. Qualquer dificuldade veja em: Tradução online inglês x português grátis.

CUIDADO COM OS LINKS PATROCINADOS

A maioria destes buscadores (finder) de torrents vive da publicidade de sites de download rápido, mas não caia na oferta de usar serviços pagos de download, já que a diferença de velocidade não compensa o valor pago.

INSTALE UM PROGRAMA PARA BAIXAR OS TORRENTS

            Existem dezenas de programas especializados em baixar torrents, mas recomendo usar o programa gratuito Limewire (link para download) que além de baixar torrent também é um excelente software para baixar músicas (p2p) de outros usuários online com o mesmo software.

Um inconveniente do  Limewire é que toda hora ele tenta vender a versão paga do programa, que pessoalmente acho que não vale à pena.

            Se o seu processador e/ou memória são limitados, esqueça o Limewire que é um voraz comedor de recursos e use o programa gratuito UTorrent.

            Outras opções populares são o Bittorrent,   Bitcomet ou Azureus.

COMO ENTÃO FAZER O DOWNLOAD DO TORRENT

            O download do torrent é feito em duas fases. Primeiro você baixa o arquivo torrent, bastando clicar no botão de download do site que você encontrou o torrent. De preferência ao baixar (download) já escolha o Limewire ou o UTorrent para abrir o arquivo baixado, caso contrário basta clicar no arquivo que o programa padrão irá abrir o arquivo.

            Em ambos os programas você pode acompanhar o progresso da baixa (download), que dependendo do tamanho arquivo pode demorar horas ou talvez até dias para se conseguir baixar. Você até pode desligar o seu computador, e quando religá-lo o programa vai retornar a baixa (download) do ponto onde ele estava anteriormente. 

            Também é possível se fazer a baixa (download) de vários torrents ao mesmo tempo com pouco prejuízo na velocidade de baixa de cada arquivo individualmente.

QUAL NORMALMENTE É O FORMATO DO ARQUIVO BAIXADO

            O arquivo baixado normalmente ainda não é utilizável no formato que ele é baixado, isto porque ele normalmente está compactado ou está em formato ISO (formato de DVD/CD).

            Se ele estiver compactado (normalmente em formato ZIP ou RAR) >um bom programa (software) gratuito para descompactá-lo é o 7Zip (link para download).


            Se ele estiver em formato ISO, podemos gravá-lo num DVD ou CD diretamente usando um programa tipo o ISOBurner (link para download) ou lê-lo diretamente através de um programa tipo o UnDisker (link para download).

            Boa sorte na sua busca....

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.
            Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.