quinta-feira, 11 de março de 2010

Como fazer backup de arquivos


           Infelizmente só lembramo-nos de fazer backup de arquivos / disco quando acontece uma desgraça e perdemos todo trabalho que tínhamos feito. Saiba como tornar o backup automático e guardar seus arquivos nas nuvens (Internet) gratuitamente.




O QUE É BACKUP DE ARQUIVOS?

Quantas vezes você já perdeu fotos, documentos, filmes por ter o harddisk corrompido, ou mesmo por ter perdido seu computador?

            Backup de arquivos é o processo de guardar (salvar) os seus arquivos / disco e/ou do sistema operacional em outro meio físico diferente do original, garantido que você tenha um meio de recuperá-los em caso de perda. Este processo é indispensável já que o meio de armazenamento magnético é bastante frágil sendo sujeito a perdas inesperadas.

TIPOS DE BACKUP DE ARQUIVOS

            Existem várias formas de se fazer backup de arquivos:

Simplesmente copiar os arquivos mais importantes para outro harddisk, pendrive, cd, DVD, etc. sem nenhum programas especial;

Usar um programa de backup, que permite mais possibilidades como fazer um backup incremental, backup do sistema e backup automático e/ou agendado, mas também usando outro harddisk, pendrive, cd, DVD, etc..

Para fazer backup de todo disco, incluído o sistema operacional pode-se usar, entre outros, o programa de backup gratuito Easeus Todo Backup 1.1 (link para download).

Para fazer backup incremental de arquivos / pastas pode-se usar, entre outros, o programa de backup gratuito Second Backup Free Edition 9.8.15 (link para download);

Fazer o backup incremental nas nuvens (Internet) dos seus arquivos mais importantes usando serviços gratuitos de backup na Internet, como o IDrive, Mozy ou IBackup.

MAS AFINAL QUE TIPO DE BACKUP TENHO QUE USAR?

            O ideal é uma combinação destes diferentes tipos de backup:

Fazer pelo menos uma vez por mês o backup de todo seu disco, incluindo sistema operacional. Isto garante que em caso de pane no seu computador causado por vírus ou por danos em arquivos de sistema, você tenha como rapidamente recuperá-lo;

Fazer diariamente um backup incremental de todos os arquivos pessoais usando pendrive ou um harddisk externo, ou em último caso outro harddisk interno. Se você tiver perdido um arquivo, ou tiver salvado uma modificação, que depois se arrependeu, você consegue recuperá-lo ao estado do dia anterior, usando o pendrive ou harddisk;

Fazer diariamente um backup incremental dos arquivos pessoais mais importantes (aqueles que você não pode perder de jeito nenhum) na Internet usando um dos serviços gratuitos de backup. Isto garante, que mesmo que você perca o computador, seus pendrives, harddisks (num assalto ou num incêndio) você tenha como recuperar estes arquivos.

            Se você fizer uma rotina de trabalho em que sempre ao final ou início do dia você faça estes backups, isto não te tomará mais do que 3 minutos de trabalho e pode ser feito em paralelo com outras atividades. Serão os 3 minutos mais valiosos da sua rotina.

SERVIÇOS DE BACKUP INCREMENTAL NA INTERNET

            Vou me concentrar na explicação de uso dos serviços backup na Internet, pois é o único que precisa de alguma explicação de uso.

            O melhor dos 3 serviços citados de backup incremental na Internet é o IDrive, que oferece 2 Gb de espaço gratuito, com 10 Gb adicionais, se você recomendar os seus contatos de email.

CRIE UMA NOVA CONTA DE EMAIL PARA O IDRIVE

Antes de se cadastrar no IDrive crie uma nova conta de email (para você não encher o saco dos seus amigos com “spam”). Veja o artigo: Escolha e uso de sites de email gratuito. Coloque na sua lista de contatos desta nova conta de e-mail, pelo menos 5 contatos que não se importem em receber “spam”.

SE VOCÊ NÃO SABE INGLÊS OU ESPANHOL

Um conhecimento mínimo de inglês ou espanhol é interessante, já que o site é todo em inglês (ou espanhol).  Qualquer dificuldade veja em: Tradução online inglês x português grátis.

idrive.com

CADASTRAMENTO NO IDRIVE PARA UMA CONTA DE 12 GB

            Na tela inicial do  IDrive tecle no botão “Sign up”:
IDrive - backup de arquivos na Internet
         
Preencha seus dados na tela de cadastro e clique no botão “Sign up for new account”:
IDrive - Cadastro

Na próxima tela você terá que clicar no botão “Download” para fazer download do programa de backup que você terá que instalar no seu computador. Siga os passos apresentados para instalar o programa:
IDrive - Download programa de backup

Na mesma tela do Download, abaixo você poderá entrar com o e-mail que você criou para o IDrive (Your email) e a Password desta conta de email para indicar este serviço para os 5 contatos que você colocou nesta conta email (eles vão receber um email do  IDrive, em seu nome, apresentando o serviço). Com este passo você ganha 10 Gb de espaço adicional (ficando um total de 12 Gb):        
IDrive - ganhando mais 10 Gb gratuítos

USO DO PROGRAMA DO IDRIVE

            Na primeira vez que você executar o software é pedido o email e senha que você escolheu para o IDrive e numa próxima tela é pedida uma nova senha que serve para encriptar seus arquivos nos servidores do IDrive (para nenhum bisbilhoteiro ter acesso aos seus arquivos particulares).

          Você terá que escolher as pastas ou arquivos que quer fazer backup. Lembre-se que como a Internet é muito mais lenta que seu computador, não vale à pena escolher arquivos muito grandes.  

Dependendo da opção escolhida, o programa pode fazer um backup contínuo automático, onde as pastas ou arquivos escolhidos são armazenados assim que acontece uma alteração, ou um backup automático agendado ou o backup ser feito a qualquer momento que você queira.

BACKUP INCREMENTAL

            Todo o backup é feito de forma incremental, onde somente as alterações são salvas, economizando com isto muito tempo de backup. Você não perde as 30 versões anteriores do arquivo, que podem ser recuperadas a qualquer momento e somente entra na conta do o espaço usado no IDrive o tamanho da última versão do arquivo.

            Você pode recuperar um arquivo ao conteúdo dele numa data específica e com isto obter dados que você achava perdido, por já ter alterado o arquivo.

           As possibilidades de uso são enormes, convido você a instalar e descobrir todas as funcionalidades.  Qualquer dúvida deixe um comentário nesta postagem.

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.
           
 Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.