Só devo comprar no Submarino se o produto for mais barato que em outros sites, e para isto tenho que usar um Comparador de Preços tipo o Buscapé. Infelizmente tamanho e fama não correspondem à preço e qualidade.
QUEM É O SUBMARINO
O Submarino é o segundo maior site de compras do Brasil e fazem parte do mesmo grupo a Americanas.com e o SHOPTIME e Lojas Americanas.
É o segundo colocado do Varejo em reclamações no Reclame Aqui com 6396 reclamações. Das ultimas 50 reclamações contra o Submarino até o dia 06/11/2009, 22 eram relativas ao atraso de entrega e 15 relativas a problemas de pós-venda (Devolução / Troca / Assistência), 4 relativas ao Cartão Submarino, 4 por propaganda enganosa e 5 por outros motivos.
EXEMPLO DE DESORGANIZAÇÃO DO SUBMARINO
Só para citar um exemplo de completa desorganização: o Submarino vende celulares sem colocar o número de série nas Notas Fiscais. Com isto todo cliente que compra celular no Submarino não tem direito a Garantia, já que a garantia só é concedida com a Nota Fiscal com o número de série do aparelho. Se formos ao Código de Defesa do Consumidor veremos que esta prática é considerada crime: “Art. 74. Deixar de entregar ao consumidor o termo de garantia adequadamente preenchido e com especificação clara de seu conteúdo; Pena Detenção de um a seis meses ou multa.”. No entanto eles já vendem celulares a anos, dezenas de consumidores já reclamaram e eles nunca corrigiram esta falha. Portanto não recomendo a compra de qualquer produto que exija numero de série na Nota Fiscal, como, por exemplo, Celulares, GPSs, Máquinas Fotográfica, Filmadoras, Computadores, etc...
NÃO CONTE COM O SUBMARINO SE TIVER PROBLEMAS
Todos os sites grandes de compras no Brasil sofrem de um problema crônico de organização o que se reflete principalmente nas exceções e com isto se repetem problemas de atraso na entrega e péssimo atendimento para qualquer situação de pós-venda. A maior parte das reclamações eles acabam resolvendo, mas ai, nós desperdiçamos tempo precioso da nossa vida e isto não tem reembolso.
COMO O SUBMARINO É DIFERENTE DA AMAZON
Que diferença em relação ao maior site de compras do mundo, a AMAZON, aonde o cliente efetivamente “sempre tem a razão”. Neste site se você não recebeu o produto comprado, ou se o produto veio com defeito, basta reclamar que você terá seu problema imediatamente resolvido. Espero que um dia consigamos a chegar perto disto.
COMO RESOLVER PROBLEMAS COM O SUBMARINO
Se você tem algum problema com o Submarino, sugiro que você siga os passos recomendados no Como reclamar e resolver e certamente se o problema for grave que entre na Justiça e reclame uma indenização. Se você estiver com a razão pode ter certeza que seu problema será resolvido. O problema deles é pura desorganização e não má fé.
NORMALMENTE O SUBMARINO É MAIS CARO
Se você costuma comprar diretamente na Submarino, sugiro que mude de atitude e sempre comece suas buscas por um comparador de preços tipo o BUSCAPÉ, pois, provavelmente, a cada 20 produtos que você comprar, somente um será mais barato na Submarino. Não vale a pena pagar mais caro e depois ter problemas com a entrega e pós-venda.
.Só para dar um único exemplo, no dia 07/11/2009, uma TV LG 32'' LCD Full HD c/ Conversor Digital HDMI USB 32LG80FD, ofertado em 11 lojas, o preço do Submarino era de R$ 2.899,00 (R$ 2.754,05 para pagamento em boleto) e a loja mais barata (www.crnetshop.com.br) vendia o mesmo produto a R$ 2.199,00 para pagamento em boleto, uma diferença de R$ 555,05. Neste produto e neste dia, o preço do Submarino perdia para 5 lojas e se igualava as outras lojas restantes. Normalmente os preços da Submarino e AMERICANAS são iguais só variando a estrutura de atendimento.
COMPRE SOMENTE AONDE O SUBMARINO FOR MAIS BARATO
Restrinja sua compra a somente produtos aonde eles sejam mais baratos. Mas na comparação lembre-se que a Submarino dá um desconto adicional de 5% para pagamento em boleto bancário e para muitas compras o frete é grátis, e isto tem que entrar na comparação.
Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.
Veja também: