terça-feira, 13 de outubro de 2009

Como comprar mais barato


            Descubra como dentro da Babel da Internet você pode comprar tudo que você precisa muito mais barato e com segurança. Saiba aonde comprar, como comprar, como pagar e se tiver problemas, aonde reclamar. Tudo, passo a passo, com explicações detalhadas. 


COMPRAR ONLINE

            Para comprar deve-se definir cuidadosamente o que se deseja comprar, pois a compra mais vantajosa quase sempre será a de comprar online, e sem uma boa definição pode-se comprar o produto errado.

            Uma forma de conhecer o produto antes de comprar é visitar lojas estabelecidas, que tenham o produto e alguns variantes, anotar o nome do produto com todos os detalhes, e ai sim pesquisar online para ter o menor preço.

            A pesquisa online pode ser feita através de vários meios:

GOOGLE – nesta pesquisa além de lojas reais e virtuais podem aparecer outros produtos similares;

BUSCAPÉ (www.buscape.com.br) – é o principal buscador de produtos / comparador de preços em lojas virtuais no Brasil, aonde você pode comparar facilmente os preços dos diferentes sites;

MERCADO LIVRE (www.mercadolivre.com.br) – aberto a pessoas físicas e com ofertas de eletrônicos e informática, muitas vezes com preços mais em conta do que nas lojas virtuais;

EBAY (www.ebay.com) – é o similar do Mercado Livre no exterior. Para todo tipo de produto, principalmente aqueles com preço abaixo de US$ 50,00 aonde se é isento de impostos.

Outros meios estão detalhados melhor no onde comprar mais barato BARATO.

COMO COMPRAR ONLINE COM SEGURANÇA

Antes de começar a comprar deve-se seguir as DICAS DE SEGURANÇA.

            Se você nunca fez compra no site será necessário preencher um cadastro com informações básicas (nome, endereço, etc.) e alguns documentos (CPF e Identidade).

COMO PAGAR ONLINE

            Para pagar os sites brasileiros aceitam normalmente Boleto Bancário, Cartão de Crédito ou Débito e, no caso do Mercado Livre, depósitos em conta.
           
            Só compre usando Cartão de Crédito em sites conhecidos ou recomendados, pois sempre existe o risco de roubo das informações.

            Outro meio de pagamento que está se tornando um padrão na internet é o Pagamento Digital, que tem como grande vantagem a não necessidade de fornecimento dos dados de cartão a cada compra, tornado mais difícil o roubo de dados.

            Para pagar os sites no exterior aceitam Cartão de Crédito Internacional e o PayPal que é o equivalente do Pagamento Digital no exterior. Para quem não tem Cartão de Crédito Internacional uma boa dica é o site do UNIBANCO aonde você pode conseguir um sem ter que pagar nenhuma anuidade (é claro que o seu limite de crédito irá depender do seu cadastro).

COMO É FEITA A ENTREGA

            As compras no Brasil podem ser entregues pelos Correios (PAC, e-SEDEX ou SEDEX), transportadoras, transportes próprios ou, em alguns casos, podem se pegas no estabelecimento do lojista. Como o transporte normalmente é caro, escolha o meio mais barato, já que a diferença em dias na entrega não compensa a diferença de valor, a não ser que você esteja muito ansioso para receber o produto.

            As compras no Exterior podem ser entregues pelos Correios ou Courrier (tipo FEDERAL EXPRESS, DHL, UPS, etc.). O melhor meio disparado é os Correios (no caso do país de envio, mas chegando pelo nosso Correio), já que tem custos muito mais competitivos e desembaraço muito mais simples pela alfândega.

QUE IMPOSTOS IREI PAGAR NAS COMPRAS DO EXTERIOR

            EBAY

Não compre produtos acima de US$ 500,00, pois ai a burocracia não compensa a compra.
           
QUAL O PRAZO DA ENTREGA

            O tempo de entrega varia de 2 a 10 dias para produtos no Brasil e de 6 a 40 dias para produtos no Exterior. Quanto mais longe mais tempo demora a entrega, dos EUA é de 6 a 12 dias e da China de 15 a 40 dias.

            Em alguns casos quando o despacho é feito pelos Correios com registro é possível se acompanhar no site dos CORREIOS a localização do mesmo.

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.

            Veja também:

4 comentários:

  1. A tributação é de 60% +MAIS+ o ICMS do estado. Exemplo: em Santa Catarina é 60% mais ICMS calculado "por dentro", qual seja, 94% de tributos no total.

    No mais, mesmo abaixo de $50 pode vir a pagar imposto se for considerado que a compra não é um presente, embora isto seja extremamente raro.

    De fato, mesmo compras acima de $50 geralmente não pagam impostos, a alfandega deixa passar batido na grande maioria das vezes.

    ResponderExcluir
  2. Ricardo,
    A legislação é clara, nos 60% já estão inclusos todos impostos, inclusive ICMS. Se algum Estado procede de forma diferente estão agindo por conta própria. Na minha experiência com Rio de Janeiro e São Paulo, em centenas de compras, nunca cobraram ICMS ou qualquer outro imposto além dos 60%.
    Esta legislação foi feita para simplicar a importação de pequenos valores através dos CORREIOS.
    Agora se a encomenda vem por outro meio, sem ser os CORREIOS, tipo uma FEDERAL EXPRESS, DHL, TNT, neste caso você tem razão, são cobrados todos os impostos em cascata.

    ResponderExcluir
  3. Ola. Já comprei um jogo que custava USD 30,00 e mesmo assim fui taxada e para retirar o jogo tive que pagar essa taxa de 60%, caso contrario ele ficaria retido no correio até eu pagar. Moro em São Paulo. O que devo fazer quando isso acontecer, pois até onde sei esse não é o procedimento correto. Essa regra vale também caso eu compre de uma empresa ou somente de pessoas fisicas? Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Jessica,

    Você pode recorrer se achar a tributação incorreta. Os próprios correios tem formulário para isto. Não recomendo pois pode demorar muito e o seu pleito ser negado.

    Esta regra de tributação só vale para remetentes que são Pessoas Físicas. Para Empresas a tributação de 60% é para todos os valores.

    ResponderExcluir

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.