segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Emagrecer, cuidado com as fórmulas milagrosas


Em qualquer mercado, onde existe um público consumidor sedento por soluções milagrosas, vão existir vendedores destes milagres. Infelizmente na maioria absoluta das vezes este milagre é um puro embuste. No mercado de produtos para emagrecer a regra é a mesma e com o agravante que em muitos casos, estes produtos podem até levar a problemas sérios de saúde.



PORQUE SE OFERECEM PRODUTOS MILAGROSOS PARA EMAGRECER

            Emagrecer requer basicamente duas coisas: comer menos e com melhor qualidade e fazer exercícios físicos. Infelizmente para ambas as coisas são necessárias uma boa dose de força de vontade, o que a maioria absoluta das pessoas não tem.

            Quem já tentou várias vezes fazer regime e exercícios e em algum momento desistiu torna-se um excelente alvo para as fórmulas milagrosas. Afinal o que é prometido nestas fórmulas é tudo o que as pessoas querem, isto é, emagrecer sem fazer nenhum esforço, simplesmente tomando pílulas, misturas ou sopas.

PORQUE ESTES PRODUTOS PARA EMAGRECER NÃO FUNCIONAM
           
            Apesar dos depoimentos, inclusive de personalidades internacionalmente conhecidas ou fotos das pessoas antes e depois de terem aderido ao regime, quase nenhum destes produtos passou por testes científicos e com isto usar estes produtos ou tomar pílulas de farinha basicamente tem o mesmo efeito, isto é, nenhum. O que estes depoimentos e fotos apresentam é pura propaganda mentirosa, onde estas personalidades jamais tomaram o produto e as fotos são cuidadosamente escolhidas para ter um impacto publicitário.

            Um teste científico teria que ser feito em centenas ou milhares de pessoas, divididas em dois grupos separados aleatoriamente, em que um grupo tomaria o tal produto milagroso e outro tomaria um produto com a mesma embalagem do produto milagroso, mas com um conteúdo totalmente inócuo (como uma pílula de farinha). Somente seria considerado efetivo o produto que tivesse um efeito emagrecedor suficientemente diferente entre o grupo que efetivamente toma o produto e outro que toma algo inócuo.

            Praticamente nenhum dos produtos oferecidos no mercado passou por este teste e alguns que foram testados por cientistas se revelaram um fracasso.

PORQUE ESTES PRODUTOS PARA EMAGRECER SÃO PERIGOSOS

            Um problema sério das pessoas obesas é o de auto-estima, e acreditar nestes milagres e depois se decepcionar repetidas vezes é minar totalmente a auto-estima, provocando em muitos casos até um aumento da obesidade.

            Por outro lado, no momento que a pessoa se entrega ao “milagre” ela deixa de fazer aquilo que é a sua única chance de emagrecer, que é comer menos e com qualidade e fazer exercícios físicos. Com a auto-estima destruída é ainda mais difícil ter força de vontade para isto.

            Alguns destes produtos são realmente perigosos, provocando um desbalanço alimentar, anemia, falta de vitaminas e minerais que podem provocar sérios problemas de saúde.

PORQUE O MERCADO DE PRODUTOS PARA EMAGRECER É ENORME

A tendência das pessoas é não admitir que foi enganada, ela jamais vai culpar o produto milagroso, mas irá encontrar outras explicações para não ter emagrecido. Por isto é que é raro ter pessoas falando mal destes produtos, muito pelo contrário sempre existirá uma legião de fãs, mesmo que nenhum deles tenha efetivamente emagrecido pelo uso do produto. Ninguém quer admitir que foi um “otário” e que pagou uma fortuna por algo que não tinha efeito nenhum e ainda a fez engordar mais ainda.

As pessoas se tornam viciadas em “milagres”, pulando de um para outro. Por incrível que pareça, neste caso, quanto mais produtos de emagrecer ineficazes existir, mais clientes fiéis para este tipo de produto irão existir.

PORQUE O GOVERNO NÃO FAZ NADA PARA EVITAR ESTE QUADRO

            Governo só tem um único interesse que é se manter no poder. Para se manter no poder ele tem que fazer medidas populares e evitar qualquer medida impopular. Dizer que milagres não existem ou proibi-los, com no caso destes produtos para emagrecer, seria altamente impopular, já que seria o mesmo que tirar a esperança e chamar de “otários” os milhões de obesos que fazem uso deste tipo de produto.

Portanto na sua regra de sobrevivência o que o governo faz é “lavar as mãos” e deixar que milhões de pessoas sejam enganadas e uns poucos empresários lucrem muito com este embuste.

A mídia pelo seu lado, também lava as mãos, até porque muitos destes produtos fazem publicidade intensiva e eles não querem afugentar os seus anunciantes. Em alguns casos é até pior, pois o público gosta de “milagres” e fazer reportagens sobre estes “milagres” atrai audiência. No momento que estes “milagres” são expostos em cadeia nacional isto gera uma credibilidade para estes e outros “milagres”.

ALGUNS EXEMPLOS DE PRODUTOS “MILAGROSOS”

            Não farei uma lista completa, pois esta tarefa seria impossível, pois todo dia surgem novos. A idéia aqui é apenas uma amostra para o leitor ter idéia sobre o que estou escrevendo:

·         Algas marinhas;
·         Carb Block;
·         Chá emagrecedor;
·         Cogumelo do Sol;
·         Diet Shake;
·         Herbalife;
·         Kits de emagrecimento;
·         Picolinato de Cromo;
·         Quitosana;
·         Seven Days Diet;
·         Slimplant;
·         Thermogênicos Queimadores;
·         Thyrotril.

E SE QUERO EMAGRECER, O QUE TENHO QUE FAZER?

            Posso dar alguns conselhos:

·         Jamais acredite em publicidade de produtos para emagrecer. Afinal eles apenas querem tomar o seu dinheiro e não se importam se você engordar mais ainda;
·         Jamais acredite nos seus familiares, amigos, vizinhos e colegas de trabalho quando eles disserem que encontraram um produto milagroso para emagrecer. Ninguém quer admitir que foi enganado e um depoimento não é prova de nada. Você não sabe se esta pessoa além de tomar o produto, fechou a boca e se matou fazendo exercícios.
·         Jamais acredite em vendedores destes produtos. Eles também querem tomar o seu dinheiro;
·         Comece diminuindo o que você come. Não seja drástico, pois você tem que reeducar o seu corpo para porções menores e se feito repentinamente vai ser tão penoso que você irá abandonar o regime;
·         Faça no mínimo 3 refeições por dia com porções cada vez menores. Fazer menos refeições pode gerar uma gula incontrolável;
·         Coma muito pouco de noite e de preferência nada após as 19 horas. A digestão de noite é muito precária e a tendência é de acumulação daquilo que foi ingerido;
·         Altere lentamente a qualidade da sua comida, substituído produtos industrializados, por produtos “in natura”. Produtos “in natura” são mais custosos para serem digeridos e com isto você consegue ficar saciado com menos calorias;
·         Progressivamente comece a fazer atividades físicas. Novamente a tendência de abandonar é grande se você pula da completa inatividade para um programa muito ambicioso de atividades;
·         Se tudo isto não der jeito, procure um médico.

Bom regime e exercícios.....

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.