terça-feira, 27 de abril de 2010

Como navegar anonimamente na Internet


Quando estamos em lugares públicos e usamos o acesso via Wifi, ou usamos a rede de um hotel, estamos sujeitos a espionagem de todos os dados que transmitimos ou recebemos. Do lado inverso o site que acessamos tem acesso ao nosso endereço IP (na rede) e com isto o exato local de acesso. Saiba como navegar anonimamente na Internet eliminando todos estes inconvenientes.


PARA QUE NAVEGAR ANONIMAMENTE

            A navegação anônima tem várias finalidades:

  1. Para manter os dados que transmitimos e recebemos sigilosos, principalmente quando estamos navegando num local público, como uma lanhouse ou um wifi público;

  1. Para que o site que acessamos não saiba nosso IP (endereço de rede) e, por conseguinte, a localização;

  1. Para que seja possível acessar sites que não estão disponíveis para o público brasileiro, como por exemplo, o Hulu (site de vídeos) e vários outros;

  1. Para efetivamente conseguir mandar um email anônimo, usando uma das dezenas de serviços disponíveis para isto.

QUAIS OS TIPOS DE NAVEGAÇÃO ANÔNIMA

            Existem basicamente dois tipos de navegação anônima:

  • Através de Proxy – o acesso a outros sites e feito através do site do provedor deste tipo de serviço. Neste caso todo o trafego não é criptografado, apenas estamos escondendo a origem do site de destino, portanto não se pode dizer que a navegação é efetivamente anônima. O único uso é quando queremos acessar sites que não estão disponíveis para endereços de IP do Brasil, como alguns serviços nos EUA que são exclusivos para norte-americanos;

  • Através de VPN – onde ao invés de nos ligarmos diretamente ao site que acessamos, usamos uma ligação ponto a ponto com um servidor, e daí somos redirecionados ao site que acessamos. A ligação VPN (ponto a ponto) é criptografada e o site que acessamos recebe o endereço IP do servidor como sendo o endereço de acesso. Se este servidor não estiver sobrecarregado é a forma mais rápida de acesso anônimo, mas tem uma fragilidade no anonimato que é a concentração de todos os dados de acesso num único servidor, que neste caso tem acesso completo a todas as transmissões e recepções;

  • Através de uma rede de servidores – neste caso os dados que enviamos e que recebemos são divididos em pacotes que são espalhados por diversos servidores e com isto dificultando muito qualquer rastreamento. A rede mais conhecida deste tipo de servidores é a rede TOR, composta por milhares de servidores voluntários. A garantia de anonimato é maior, pois estes servidores estão espalhados por diversos países diferentes com legislações diferentes, mas a velocidade de acesso é bem menor. Outra vantagem é a possibilidade de uso em lanhouse já que o software todo pode ser colocado num pendrive.

COMO USAR O HOTSPOTSHIELD

O HotSpotShield (link para download) é um programa para navegação anônima que oferece o serviço gratuitamente de VPN, mas com a contrapartida de colocação de publicidade nas páginas acessadas.

            O processo de instalação e uso é bastante simples. Após a instalação irá aparecer uma bandeirinha na parte inferior direita da tela que quando estiver vermelha significa que a navegação não está protegida.

Para passar para o modo protegido basta clicar em cima com o botão esquerdo do mouse e escolher a opção “Connect/ON”. Ai será aberta uma página no navegador (funciona com todos eles) mostrando o processo de conexão. Quando estiver concluída a bandeirinha irá passar para verde e será aberta a página do provedor deste serviço, a AnchorFree.
                                                                                    
           Deste momento em diante toda navegação será anônima, inclusive aquela através de mensageiros instantâneos (tipo MSN) e através de sistemas de VOIP (tipo o SKYPE).

          Você irá notar uma queda razoável na velocidade de acesso. Se quiser voltar para o modo desprotegido basta clicar em cima da bandeirinha com o botão esquerdo do mouse e escolher a opção “Disconnect/OFF”.

COMO USAR A RÊDE TOR

            Para usar a rede TOR (link para download) instale os programas no seu computador ou em um pendrive (se você for usar uma lanhouse). Ao executar o arquivo baixado ele irá pedir o diretório que você quer armazenar todos os programas.

            Depois dos arquivos terem sido descompactados execute o programa “Start Tor Browser” que estará dentro do diretório “Tor Browser” que por sua vez está dentro do diretório que você escolheu.

            Automaticamente será executado o programa “Vidalia”, que estabelece a ligação com a rede TOR e aberto o navegador Firefox na sua versão portátil (executável a partir de um pendrive). A partir deste ponto você já está navegando anonimamente.

USANDO A RÊDE TOR COM O FIREFOX QUE JÁ TENHO INSTALADO

            Para usar a rede Tor com um Firefox que já tenha instalado, tenho que baixar o programa Vidalia, junto com os outros componentes. Ao instalar irá automaticamente colocar no seu Firefox o complemento Torbutton.

            Para navegar anonimamente você terá que executar o programa Vidalia e ativar o Torbutton, clicando em cima dele, na parte inferior do Firefox, com o botão direito do Mouse, clicando na opção “Toggle Tor status”. O botão irá ficar verde, e a navegação em câmera lenta. Neste momento você já está navegando anonimamente na rede Tor.

            Para voltar para a navegação normal siga o mesmo passo acima e o botão irá ficar vermelho.

OUTRAS OPÇÕES DE NAVEGAÇÃO ANÔNIMA

            Existem dezenas de outras opções de navegação anônima, mas que são piores que as duas acima, ou por serem pagas ou por serem mais lentas ou difíceis de usar.

            Alguns exemplos são os seguintes:

  1. Anonymiser – é o maior serviço pago de VPN. Custa US$ 79,99 por ano e tem como vantagem em relação aos serviços gratuitos uma maior velocidade e ausência de publicidade. Vale a pena somente para quem tem uma intensa atividade de navegação anônima;

  1. Anonymouse - acesso gratuito a sites dentro do site deles (Proxy);

  1. Hydemyass – gratuito só no acesso a sites dentro do site deles (Proxy), pago ser for usar VPN e neste caso custa US$ 11,52 por mês;

  1. NinjaCloak – acesso gratuito a sites dentro do site deles (Proxy);

  1. Proxy Browsing - acesso gratuito a sites dentro do site deles (Proxy);

  1. The Cloack - acesso gratuito a sites dentro do site deles e pago com um pouco mais de velocidade (Proxy).

Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão ou crítica.