Descubra uma técnica muito utilizada para salvar aparelho eletrônico, tipo celular, máquina fotográfica, filmadora, MP3 / MP4, etc. que tenha caído n’água por um período curto.
CELULAR E MÁQUINA FOTOGRÁFICA SEMPRE ESTÃO CAINDO
Quem já não teve um celular ou máquina fotográfica que tenha caído n’água. Quase sempre por não usarmos a técnica adequada acabamos por perder o aparelho.
Um reflexo muito comum é imediatamente ligar o aparelho para ver se está ainda funcionado. Só que este ato em si, com o aparelho molhado cria um curto circuito que destrói o aparelho.
SIGA A RECEITA DE BOLO ABAIXO
Siga os seguintes passos:
1) Imediatamente após cair n’água retire a tampa do aparelho e retire a bateria ou pilha;
2) Seque cuidadosamente a parte acessível com um pano de algodão seco;
3) Envolva as partes do aparelho com uma meia fina de algodão ou com lenços de papel descartável;
4) Encha um pote de plástico (com tampa e maior que o aparelho) com arroz cru;
5) Coloque o aparelho envolto na meia ou no papel no meio do pote de arroz;
6) Tampe o pote e deixe por no mínimo 24 horas, mas o ideal é 48 horas;
7) Após este prazo retire o aparelho coloque a bateria ou pilha feche e veja se funciona.
Comigo, quase todos os aparelhos que caíram n’água, consegui salvar com esta técnica. Um pouco mais difícil é se for em água salgada, pois esta tem um alto poder oxidante, que corrói o aparelho, mesmo que você consiga secar.
QUAL O PRINCÍPIO QUE ESTÁ POR DE TRÁS DESTA TÉCNICA
O arroz cru é um grande aspirador de umidade do ambiente, como a sílica gel, e vai deixar o nível de umidade dentro do pote fechado bastante baixo. Com o nível de umidade baixo, naturalmente a água dentro do aparelho irá evaporar até que toda água tenha evaporado e se transferido em parte para o ambiente dentro do pote em parte para o arroz.
Tem muitos outros artigos legais neste Blog, vá para o Índice ou para o Início, ou se quiser mais detalhes sobre este assunto entre em Contato.
Veja também: